26 de outubro de 2010

Desmatamento em Santa Catarina

Tratores de esteiras, que têm grande poder de derrubada, desmataram área de preservação permanente (APP) em Itapoá e Guaruva, região Norte de Santa Catarina. Segundo Gilberto Cruz, fiscal do Ibama local, o desmate foi recente, pois não havia o menor sinal de regeneração natural da mata suprimida.

Aliás, foram encontrados no chão diversos indivíduos de xaxim (Dicksonia sellowiana), espécie ameaçada de extinção. Nos limites da área desmatada havia remanescentes florestais de grande porte, cuja regeneração pode levar anos. Vale lembrar: as infrações cometidas contra os remanescentes da Mata Atlântica configuram crime ambiental, passivo de sanções administrativas e criminais. Neste caso, o infrator pagou multa de R$ 130 mil.

Segundo Cruz, boa parte dos restos da vegetação derrubada estava sendo abandonada às margens e mesmo dentro dos cursos d’água da região. “Foram observadas pequenas nascentes de olhos d’água, de cujo afloramento corriam filetes de água para os cursos maiores”, disse. “Ainda que os cursos de água sejam de pequeno porte, a presença de vários deles forma um mosaico bastante extenso de APP”, complementou o fiscal.
 
Fonte: http://eptv.globo.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...