29 de dezembro de 2010

Sete pássaros da América do Sul estão ameaçados de extinção

O Serviço Federal de Vida Selvagem anunciou na terça-feira que sete pássaros da América do Sul serão listados como ameaças de extinção sob o Ato de Extinção de Espécies, segundo informações do jornal The New York Times.
Os pássaros foram encontrados principalmente na Mata Atlântica do Brazil e no Cerrado, onde o desmatamento e extração de recursos naturais têm destruído muito do seu habitat. Muitos são considerados criticamente em perigo e em risco de extinção na natureza.
As espécies ameaçadas são protegidas pela lei brasileira, mas os esforços de conservação são "inadequados", de acordo com o Serviço de Vida Selvagem, que investe milhões de dólares anualmente para proteger espécies ameaçadas na América Latina, África e Ásia. Esta listagem das espécies ameaçadas de extinção pela legislação americana pode ajudar a acelerar o fluxo de verbas federais para projetos internacionais de conservação e aumentar as negociações internacionais para os esforços de proteção.
Segundo a reportagem, a Mata Atlântica, onde é encontrada a maioria das aves ameaçadas de extinção, é uma das florestas de maior biodiversidade no mundo e ocupa cerca de 330 milhões de hectares. Durante o Congresso Florestal Mundial em 2009, representando do Brasil, Argentina e Paraguai prometeram que seus governos iriam conseguir o "desmatamento líquido zero" na Mata Atlântica até 2020.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se comprometeu, em 2008, em restaurar a Mata Atlântica para 20% do seu tamanho original. Desde então, Lula aprovou a criação de dois novos parques nacionais abrangendo o território da Mata Atlântica, e o Banco Mundial forneceu US$ 13 milhões em subsídios para proteger a região do Cerrado Brasil.

Fonte: http://noticias.terra.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...