20 de outubro de 2008

Brasil testa esquema de redução de carbono na Amazônia

Brasil testa esquema de redução de carbono na Amazônia





BRASÍLIA (Reuters) - Na Reserva Florestal do Juma, localizada em uma área remota da Floresta Amazônica, ambientalistas receberão dinheiro de um banco brasileiro e de uma cadeia internacional de hotéis para proteger árvores e combater o aquecimento global.
O projeto é visto como um teste inicial a ser acompanhado por doadores em potencial, a maior parte deles vindos de países ricos, que desejam ajudar a preservar as florestas tropicais como uma forma de reduzir seus índices de emissão de gases do efeito estufa, mas que alimentam dúvidas sobre como acompanhar o investimento e mensurar a eficiência dele.
A cadeia hoteleira Marriott, com sede em Washington, aceitou na sexta-feira doar 2 milhões de dólares nos próximos quatro anos para a Fundação Amazonas Sustentável, que gerencia o projeto.
O dinheiro pretende compensar pela emissão de carbono provocada por seus clientes no mundo todo e ajudará a fundação a proteger 34 reservas florestais que somam 16,4 milhões de hectares, área já administrada pela entidade.
"A Amazônia desempenha um papel enorme no combate ao aquecimento global", afirmou, segundo a fundação, Arne Sorenson, vice-presidente-executivo do Marriott.
Os clientes da cadeia de hotéis serão convidados a doar 1 dólar para o projeto, disse a entidade.
O Bradesco e o governo do Estado do Amazonas doaram cada um 20 milhões de reais (9,4 milhões de dólares) para a fundação, criada em dezembro.
O Brasil é um dos maiores emissores de gás carbônico do mundo porque destrói cerca de 12.000 quilômetros quadrados da Floresta Amazônica todos os anos. A maior parte desse desmatamento é provocado por madeireiras ilegais, assentamentos, criadores de gado e produtores agrícolas.
A queima e a derrubada da mata para criar pastos e terras aráveis nas florestas tropicais do mundo todo respondem por cerca de 20 por cento das emissões mundiais de gases do efeito estufa.

QUESTÃO DE TRANSPARÊNCIA

Vários países em desenvolvimento, entre os quais o Brasil, defendem que o Protocolo de Kyoto seja revisto a fim de que os responsáveis pela poluição consigam comprar créditos de carbono pela proteção das florestas.
"Nossa mensagem para o mundo é de que podemos superar os obstáculos relativos à inclusão das florestas no Protocolo de Kyoto", afirmou Virgílio Viana, presidente da fundação.
Alguns doadores em potencial preocupam-se com a transparência e a prestação de contas desse tipo projeto. E citam também a dificuldade em medir a apreensão de carbono nos esforços de preservação de florestas tropicais.
No entanto, auditorias feitas por terceiros e certificações internacionais da fundação devem ajudar a afastar tais questões, afirmou Viana, que estudou em Harvard e comandou a Secretaria do Meio Ambiente do Amazonas.
Em troca de doações, as empresas teriam ganhos em termos de publicidade.
"As empresas fazem isso porque desejam conquistar clientes", disse Viana. "O mundo está em chamas e os cidadãos conscientes desejam que as empresas façam alguma coisa a esse respeito", afirmou.
Os 590 mil hectares da Reserva Florestal do Juma receberam o certificado TUV SUD, concedido por um grupo alemão de verificação. O documento atesta que a reserva atende aos padrões da Comunidade Climática e Aliança da Biodiversidade, uma entidade que reúne 20 grandes empresas e grupos ambientalistas.
A fundação afirma ser o primeiro projeto brasileiro em Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento (RED). Imagens de satélite serão usadas para documentar a preservação, disse Viana.
A fundação espera angariar ainda mais fundos por meio da venda de créditos de carbono.
No entanto, o governador do Estado do Amazonas, Eduardo Braga, disse que a atual crise financeira mostra a importância de as empresas investirem diretamente nos esforços de conservação e de não dependerem apenas dos mercados de cota de carbono.
"O carbono da Amazônia não pode ser tratado como uma moeda nos mercados financeiros", afirmou Braga na noite de quinta-feira, durante uma cerimônia realizada em Manaus para lançar a parceria com o Marriott.





Ass: Desmatamento Brasil (desmatamentobr.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...