26 de novembro de 2009

Em outubro, desmatamento da Amazônia cresce 90% sobre mesmo mês de 2008

O Sistema de Alerta de Desmatamento, operado pela organização não governamental Imazon - Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia - registrou 194 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia em outubro.

Os dados, divulgados nesta quinta-feira (26/11), mostram que a devastação acumulada de agosto a outubro – os três primeiros meses do calendário do desmatamento – foi de 682 quilômetros quadrados, 30% maior do que no mesmo período do ano passado (agosto a outubro), quando a soma foi de 525 quilômetros quadrados.

Na comparação com outubro de 2008, quando o levantamento do Imazon registrou 102 quilômetros quadrados de derrubada, houve aumento de 90%. No período, 13% do território estavam cobertos por nuvens e os satélites conseguiram observar 87% da área.

O Pará foi responsável por 87 quilômetros quadrados de desmate, Mato Grosso derrubou 43 quilômetros quadrados, seguido por Rondônia, com 25 quilômetros quadrados a menos de florestas no período. O levantamento também aponta as áreas de florestas degradadas, ainda em processo de desmate, que em outubro somaram 104 quilômetros quadrados.

Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...