26 de outubro de 2010

Brasil antecipará meta de redução de desmatamento em 4 anos, diz Lula

BRASÍLIA - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou hoje que o Brasil deve atingir a meta de redução do desmatamento na Amazônia em 80% até 2016. O compromisso assumido no ano passado pelo governo brasileiro durante a COP-15 é de atingir esta meta somente em 2020.
"O Brasil, mesmo vivendo um momento de grande crescimento econômico, tem o menor índice de desmatamento dos últimos 21 anos", disse o presidente Lula ao discursar na reunião anual do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.
Lula informou que, desde que o programa de desmatamento foi instituído, houve uma redução na emissão de 2,9 bilhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) no Brasil. "Se mantivermos este ritmo, e eu tenho certeza de que isso acontecerá, a meta anunciada na COP 15 será antecipada em quatro anos. Ou seja, teremos reduzido o desmatamento ainda em 2016 e não em 2020 como estávamos prevendo", disse.
O presidente acredita que os países desenvolvidos novamente não apresentarão metas significativas durante a realização da COP-16, em Cancún, no México, prevista para dezembro. Segundo ele, o Brasil terá a oportunidade reafirmar a sua posição assumida na edição anterior do evento internacional.
Durante a cerimônia, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, anunciou que as emissões brasileiras de gases de efeito estufa aumentaram aproximadamente em 60% entre 1990 e 2005. Neste período, as emissões passaram de 1,4 gigatonelada para 2,192 gigatoneladas de CO2. Deste total, cerca de 61% é proveniente do manejo da terra e da Florestas, 19% da agricultura, 15% do setor de energia, 3% de processos industriais e 2% do tratamento de resíduos.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...