25 de fevereiro de 2011

CNI lança guia com estratégias para economia de baixo carbono

A Confederação Nacional da Indústria lançou nesta sexta, dia 25, em São Paulo, um guia sobre estratégias corporativas para uma economia de baixo carbono. A publicação auxiliará indústrias a identificar riscos e oportunidades criados com as mudanças climáticas. Segundo a CNI, no Brasil o desmatamento responde por quase 60% das emissões de gás carbônico.
O lançamento do guia reuniu mais de 100 empresários na capital paulista. O material, único do gênero no país, orienta empresários a reduzir as emissões de gases do efeito estufa. A ideia da CNI é mostrar os riscos e as oportunidades para as empresas.
Entre os benefícios, segundo o guia, está a economia com o uso racional da energia e a eficiência logística. Entre os riscos, o estabelecimento por lei de metas de redução de emissões e o aumento do preço das commodities.
De acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, ligado à Presidência da República, o Brasil é o terceiro em número de projetos ligados ao mercado de carbono no mundo, com 13%. País fica atrás apenas da China, com 31% e da Índia com 21%.
Atualmente grandes empresas brasileiras se interessam por essas estratégias. Para Vânia Somavilla, diretora da área de meio ambiente da empresa Vale, existem desafios que precisam ser resolvidos a curto prazo, como taxação sobre emissões e incertezas sobre legislação.

Fonte: http://www.canalrural.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...