21 de agosto de 2011

Delegacia de Meio Ambiente apura denúncias em Igarapé-Miri

Policiais civis da Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema) estiveram, nos últimos dias, em Igarapé-Miri, nordeste do Estado, para apurar denúncias de ameaças contra trabalhadores rurais e possíveis crimes ambientais na zona rural do município. A equipe policial deslocou-se até diversas localidades, entre elas a da margem do rio Cotijuba; a Marataua, situada às margens do rio Cají; e o sítio Menino Deus, no Furo do Cají, à margem direita do rio Jamurim.
Nesses locais, agricultores receberam ameaças por causa de conflitos por lotes de terra, segundo denúncias apresentadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A apuração foi aberta por solicitação da Ouvidoria Agrária Nacional. As investigações foram feitas pelos investigadores Otávio Moreira e Marco Antônio Matos, escrivão Aroaldo Silva, perito policial Paulo Alves e delegado Luiz Paulo Galrão Filho, da Delegacia de Conflitos Agrários de Belém, vinculada à Dema.
Os policiais civis estiveram inicialmente na localidade “Prainha”, onde localizaram o agricultor Aladim Correa Franco, que denunciou sofrer ameaças de morte de vários indivíduos, dentre eles o madeireiro Benedito Diniz Vinagre. Segundo apuraram os policiais, Benedito também foi denunciado por fazer a derrubada de cerca de sete mil pés de açaí e a comercialização de palmito dentro da área em litígio.
Desmatamento - Após duas horas de lancha, os policiais chegaram à localidade, onde foi feita perícia técnica na área de desmatamento que comprovou a derrubada dos açaizais. Benedito Dinis Vinagre não foi encontrado em seu lote para receber a intimação, mas a esposa dele recebeu o documento e ficou de repassá-lo ao acusado. Na localidade de Marataua, os policiais, após duas horas de viagem de barco, conversaram com outro trabalhador rural, Eufrosino de Sousa Nascimento, que afirmou estar sendo ameaçado por três pessoas.
Duas delas foram localizadas e intimadas. A outra não foi encontrada. “Na região, foram constatados indícios de crime ambiental na modalidade de extração de madeira sem a devida autorização”, explicou o delegado Luiz Paulo Filho. Os responsáveis pelos crimes ambientais serão responsabilizados criminalmente. Ainda durante a operação, a equipe da Dema ouviu os relatos do agricultor Raimundo Cardoso da Silva que alega também ter sido ameaçado por funcionários de uma fazenda, na localidade Menino Deus, no furo do Cají.
Todos os acusados foram intimados a prestar esclarecimentos sobre as denúncias. Os depoimentos dos acusados foram encaminhados ao Fórum da Comarca de Igarapé-Miri para tomada das providências cabíveis às situações. Outras operações com objetivo de apurar denúncias de ameaças contra trabalhadores rurais serão feitas no decorrer do ano.


Fonte: http://www.agenciapara.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...