O Ministério do Meio Ambiente lançou no último dia 17 um portal de  informações sobre a gestão florestal em todo o País. O Portal Nacional  de Gestão Florestal vai integrar os dados relativos ao planejamento,  monitoramento, controle e gerenciamento florestal fornecidos pelos  órgãos que fazem parte do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). O  objetivo desse instrumento é garantir transparência e acesso às  informações da política florestal do País. A Superintendência Estadual  do Meio Ambiente (Semace) foi a primeira entidade a inserir dados no  sistema, construindo um modelo que será utilizado para apresentar o  portal aos órgãos públicos de meio ambiente de todo o Brasil.
A Semace iniciou o preenchimento do portal por meio de parceria com o  Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Técnicos do Núcleo de Cadastro e  Extensão Florestal (Nucef) da Semace participaram de um curso  preparatório com o SFB e participaram da exposição na ocasião do  lançamento, em Brasília. O acordo de cooperação técnica entre a Semace e  o SFB contempla também a realização do Inventário Florestal Nacional no  Ceará, e encontra-se em fase de análise jurídica.
No portal, estarão disponíveis informações e documentos sobre  legislação florestal, planos de manejo, gestão de florestas públicas,  fiscalização, autorizações para supressão de vegetação nativa,  transporte e armazenamento de produtos, focos de calor, desmatamento  etc. Os órgãos integrantes do Sisnama vão elaborar relatórios anuais de  avaliação de desempenho relacionados a licenciamento, controle e  fiscalização das atividades florestais. Todo o material estará aberto à  consulta, de modo que seja possível verificar a validade de documentos  por meio do portal.
Saiba mais 
O Portal Nacional de Gestão Florestal foi criado para atender às  diretrizes da Resolução nº 379/2006 do Conselho Nacional do Meio  Ambiente (Conama), que cria e regulamenta um sistema de dados e  informações sobre a gestão florestal no âmbito do Sistema Nacional do  Meio Ambiente (Sisnama). A integração das informações visa garantir  transparência e publicidade sobre a gestão florestal no País e permitir o  acompanhamento de programas e ações desenvolvidos por instituições  públicas responsáveis pela gestão de florestas. O portal vai servir de  subsídio ao planejamento, monitoramento, controle e gerenciamento  florestal por parte dos órgãos do Sisnama, que deverão alimentá-lo e  atualizá-lo permanentemente. (Fonte: Ministério do Meio Ambiente)
Fonte: http://www.ceara.gov.br
 
 
 

Nenhum comentário:
Postar um comentário