9 de agosto de 2010

Plano que previne desmatamento no Cerrado será apresentado até setembro

Até 11 de setembro, dia nacional do Cerrado, deverá ser apresentada a versão final e ampliada do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado), segundo informações do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Composto por um diagnóstico do bioma e dos problemas relativos ao desmatamento, bem como de um plano operativo, o PPCerrado estabelece diretrizes para a conservação desse ecossistema.

Lançado em setembro de 2009 para consulta pública, o plano conta com iniciativas integradas do MMA, das instituições vinculadas (como Ibama e Agência Nacional de Águas, entre outros) e de órgãos estaduais de meio ambiente dos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Tocantins, Maranhão e Piauí e do Distrito Federal.

O MMA já havia lançado em março deste ano a versão final do projeto, mas o governo entendeu que não seria suficiente para reduzir de modo significativo o desmatamento no bioma. “Decidiu-se ampliar a discussão para outros ministérios, levando em consideração também as metas do clima', explicou Mauro Pires, diretor do Departamento de Políticas de Combate ao Desmatamento do ministério do Meio Ambiente. A declaração de Pires refere-se ao compromisso, assumido em dezembro de 2009 pelo governo brasileiro, de reduzir as emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento no Cerrado em 40% até 2020.

Fonte: http://revistagloborural.globo.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...