9 de agosto de 2010

Ibama flagra derrubada ilegal de floresta para formação de pastagem no Pará

Belém (09/08/2010) – O Ibama interrompeu na tarde de sexta-feira (06/08) um desmatamento que já havia destruído 300 hectares de floresta amazônica no município de Portel, no oeste do Pará. Ao chegar ao local de helicóptero, os fiscais surpreenderam cinco homens fazendo a derrubada da mata para a formação de pastagens. Na ação, quatro motosserras e duas espingardas de caça foram apreendidas. O acampamento utilizado para dar suporte ao crime ambiental foi destruído, conforme determina o Decreto Federal 6514/08.

A área pertence a um grande pecuarista da região que foi localizado pelos fiscais a 30 km do desmate, já na sede do município. Ele foi notificado a apresentar ao Ibama as licenças de supressão da vegetação em até sete dias. Se não possuir a documentação, será multado em R$ 1,5 milhão pelo crime ambiental, além de ter a área embargada para qualquer atividade econômica.

Segundo os trabalhadores contratados para a derrubada, o pecuarista pretendia instalar uma fazenda com mais de mil hectares de pastagens no lugar da floresta. Análise das imagens de satélite da área realizadas pelo Núcleo de Geoprocessamento do Ibama em Tucuruí, com dados do Instituto de Pesquisas Espaciais – Inpe, revelaram que o desmatamento vinha ocorrendo desde maio, ao ritmo de cerca de 100 hectares por mês.

Fonte: http://www.ibama.gov.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...