26 de novembro de 2010

Começa na segunda a COP em Cancún

Depois da vergonha de Copenhague, em dezembro de 2009, quando líderes mundiais se reuniram e não chegaram a um consenso na Conferência de Clima da ONU, desta vez o próximo encontro será em Cancun, no México. Entre os dias 29 deste mês e 10 de dezembro, acontece a 16ª Conferência do Clima (COP16) e, finalmente, espera-se avanços nos acordos para controlar o aquecimento global.
“Mais um ano se passou, as temperaturas voltaram a bater recordes, as catástrofes naturais – como a intensa seca na Amazônia –, batem à porta, relembrando que o aquecimento global é um problema sério e urgente”, diz Nicole Figueiredo, da campanha de Clima do Greenpeace. “Infelizmente, enquanto as negociações não caminham, as populações mais pobres já sofrem com o aquecimento global.”
Em outras palavras, os países ricos precisam fazer mais, pois se desenvolveram às custas de muita emissão de gases do efeito estufa e os “em desenvolvimento”, caso de China, Índia e Brasil, não podem se furtar de assumir metas de redução de suas emissões. Outro problema que estará em discussão é o destino do Protocolo de Kyoto, cujas metas vencem em 2012. Muitos países já acenam que não querem que ele seja mantido depois dessa data.
Outras questões que precisam ser vistas em Cancun são o detalhamento de como funcionará um fundo para aporte de recursos em mitigação (as ações que reduzem as emissões de gases-estufa), a adaptação para os países em desenvolvimento já afetados pelos efeitos do aquecimento global e a transferência de tecnologias limpas, das nações ricas para as pobres, para que possam crescer sem afetar tanto o ambiente.

Fonte: http://eptv.globo.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...