29 de maio de 2011

Na expectativa da anistia, desmatadores do Mato Grosso derrubam Floresta Amazônica

Na certeza da aprovação das adaptações do projeto de lei do novo Código Florestal Brasileiro, desde janeiro, na expectativa de se beneficiar com a anistia dos desmatadores, ou mesmo por medo das restrições aumentarem com a aprovação da nova legislação ambiental, os grandes fazendeiros e especuladores de terras passaram a derrubar ainda mais a Floresta Amazônica.
Os efeitos disso são mais visíveis no Estado do Mato Grosso, onde o governador Silval Barbosa (PMDB) sancionou uma lei concedendo anistia aos produtores até abril deste ano.
A denuncia foi feita depois que os satélites do Sistema de Detecção de Desmatamento em tempo real (Deter), registraram a derrubada de mais de 480 quilômetros quadrados de floresta no estado Mato Grosso.
Correntão
Boa parte das florestas do Mato Grosso foram derrubadas com o ‘correntão’.
Esse procedimento é chamado assim porque dois tratores esticam uma enorme corrente sai pelo caminho derrubando as árvores até a raiz e matando todo tipo de vida que existia ali.
Mateiros
Os mateiros são homens que trabalham cortando as árvores por dentro da floresta com motosserras. Esse procedimento não dura mais que três minutos para cada árvore. O trabalho é só colocá-las em cima do caminhão.
Os mateiros odeiam o ‘correntão’, pois, segundo eles, chama muita atenção do IBAMA. Como mateiros, a fiscalização só encontra se voar baixo de helicóptero ou se houver alguma denúncia, o que é raro, eles são presos e soltos.


Fonte: http://primeiraedicao.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...