17 de dezembro de 2010

Agora será mais difícil sair impune e fraudar o sistema quando cortar árvores protegidas nas florestas brasileiras

Mais uma arma aparece para combater o desmatamento na Floresta Amazônica. Segundo informações da agência de notícias Reuters, o Brasil está testando um microchip que permite armazenar dados a respeito da localização, tamanho e situação de cada árvore.
Quando (e se) esta árvore for cortada, os órgãos responsáveis saberão todas as informações sobre determinada madeira. Dessa forma, evita-se que aqueles que trabalham na mata digam que a matéria-prima é de áreas reflorestadas, quando na realidade foi retirada do meio da floresta.
Assim, quando você for comprar um móvel qualquer para a casa e conferir a etiqueta de madeira reflorestada, pode ficar tranquilo. O microchip deve evitar as fraudes com este tipo de certificação, algo que ajuda ainda mais no combate ao desmatamento.
Por enquanto, o microchip está sendo testado apenas em um pequeno espaço piloto, coordenado pelo o projeto Ação Verde sob tutela do engenheiro florestal Paulo Borges. O projeto coleta dados de árvores em 100 hectares na fazenda do Carandá, no norte do país. A propriedade conta com área de pasto, porém, contém o terço requerido de floresta preservada, de acordo com a exigência de órgãos regulamentadores.
Ações similares estão acontecendo na Bolívia e na Nigéria, também com resultados satisfatórios. Pelo lado negativo, os custos ainda são muito altos, o que proporciona desvantagens por conta do grande espaço que ainda ocupa a Floresta Amazônica.

Fonte: http://www.portalmoveleiro.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...