2 de julho de 2011

Aviões são usados para desmatar áreas na Amazônia

Uma área do tamanho de 180 campos de futebol na floresta amazônica foi destruída pela ação de herbicidas. O crime, identificado pelo Ibama, atingiu uma área da união na divisa com a Rondônia. Porém o responsável pela ação ainda permanece anônimo, segundo o jornal 'Folha de S.Paulo'.
O uso de agrotóxicos só pode ser utilizado sob a prescrição ou supervisão de um agrônomo. Normalmente, são usados para controlar pragas ou doenças que de outra forma inviabilizariam as plantações. Esses agrotóxicos, pulverizados sobre florestas nativas contaminam o solo, lençóis freáticos, a fauna e matam as florestas de forma fulminante.
De acordo com Jefferson Lobato, chefe da Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama no Amazonas, o uso de agrotóxicos acelera o desmatamento de florestas que pertencem à União e acabam sendo focos de grileiros ou madereiros.
Especialistas encontraram sobrevoando a área diversas árvores esbranquiçadas pela ação do veneno. Vestígios de extração de madeira por motosserras queimadas também foram encontrados no local.
O Ibama conseguiu identificar a área destruída de 178 hectares, depois que o sistema de satélite de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) e o Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontou indícios de crime ambiental.
Apesar da situação preocupante, os números mostram uma desaceleração do desmatamento em relação aos meses de março e abril, por conta de uma maior fiscalização do governo - a área derrubada chegava quase 300 km².


Fonte: http://mtv.uol.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...