2 de agosto de 2011

Desmatamento da Amazônia cresce 28% em junho

Um levantamento Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgado nesta terça-feira indica que o desmatamento da Amazônia avançou 28% em junho na comparação com o mesmo mês do ano passado. O estudo também mostrou aumento nas áreas atingidas na comparação com maio de 2011.

Segundo o instituto, a área desmatada na Amazônia Legal em junho somou 312,69 km². O Pará foi o estado que mais desmatou, de acordo com o levantamento do órgão, com 119,63 km². Em junho de 2010, o desmatamento na região correspondia a 243,7 km². Já em maio deste ano, somava 267,94 km³.

Enquanto o desmatamento cresce, a morte de cinco ambientalistas na região Norte do país, registradas entre maio e junho, a maioria no Pará, levou o governo federal a anunciar uma ofensiva das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança Pública para investigar as mortes e conter a violência na região.

De acordo com o Inpe, o Mato Grosso, principal produtor de grãos do país, veio logo atrás com 81,54 km² de perda florestal em junho, à frente de Rondônia, cujo desmatamento somou 64,15 km². No final de maio, a Câmara dos Deputados aprovou uma reforma do Código Florestal. Na visão de ambientalistas, o texto aprovado na Câmara anistia produtores rurais que desmataram ilegalmente e pode incentivar novas perdas florestais.

Trechos do texto aprovado pelos deputados desagradam também ao governo da presidente Dilma Rousseff, que deve buscar mudanças na matéria quando ela for analisada pelo Senado. O Inpe informou que em junho deste ano 21% da área da Amazônia Legal - região formada por Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão - estava coberta por nuvens, o que impossibilitou a análise dos satélites. Em junho de 2010 essa área correspondia a 28% da Amazônia Legal.


Fonte: http://noticias.terra.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...