26 de julho de 2011

"Embalagens" devastam florestas

Embalagens descartáveis de papelão produzidas pela Ásia Pulp and Paper (APP) estão levando à devastação de florestas tropicais da Indonésia e à extinção de espécies. As embalagens são usadas por diversas empresas fabricantes de brinquedos, como Hasbro, Mattel e Disney. Pelo menos é o que denuncia o Greenpeace Internacional em sua página oficial.
Cerca de 160 mil hectares de floresta da região do Riau são destruídos pela APP e pela indústria de óleo de palma todos os anos. Isso tem gerado alguns acidentes com espécies. Por causa da destruição de seu habitat natural, os animais ficam mais próximos aos seres humanos. Consequentemente armadilhas são construídas e alguns deles são capturados, chegando a ficar dias presos.
O Greenpeace Internacional flagrou um tigre de Sumatra, que ficou sete dias preso em uma dessas armadilhas. Os fiscais florestais lançaram dardos tranqüilizantes, mas, muito ferido e após dias de agonia, ele não sobreviveu.
O órgão responsável por certificar produções “sustentáveis” de papel em todo o mundo, o PEFC (do inglês, Programa para a Aprovação da Certificação Florestal) está sob pressão, já que a área em que o tigre morreu possivelmente produz produtos com a permissão do programa. O órgão recebeu críticas por ter ligações com a APP.
Uma campanha divulgada pede que executivos da Mattel deixem de comprar embalagens de empresas que estejam envolvidas com o desmatamento de florestas tropicais na Indonésia. Em resumo, o futuro é incerto para a Barbie.


Fonte: http://eptv.globo.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...