5 de novembro de 2010

Sustentabilidade é mais que defesa ambiental (por Adeli Sell)

Nesta campanha presidencial, ouvimos até cansar o discurso vindo de todos acerca da sustentabilidade. Na maior parte destes  discursos, como os que ouço de políticos, de leigos e até de propalados ambientalistas há confusão entre estes termos, dando-se como sinônimos.
Nada feito, defesa ambiental é apenas um ponto, importante sim, da sustentabilidade.
Quando se fala em desmatamento, estamos nos referindo às queimadas, a botar pelo chão uma mata, uma área preservada. Sempre haveremos de derrubar árvores, mas temos que plantá-las antes em profusão. Não qualquer árvore, não qualquer planta. Mas plantas que contam para a Natureza. Que os profissionais nos ajudem a indicá-las.
Há dias em Porto Alegre uma servidora imposta, pois assim são os Cargos de Confiança, notiticou um cuidadoso produtor rural de Porto Alegre por arrancar do seu pasto onde cria gado um arbusto que é um inço danado, que não só prejudica o pasto, mas machuca os animais. Ora, esta pessoa não entende nada de nada.
Deveria ter proposto a este zeloso produtor um plantio de árvores ou plantas na propriedade que fossem úteis a ele e ao ambiente.
Uma outra, agora uma servidora do Estado, alardeia na Zona Sul que as vacinas feitas através do Projeto do Sindicato pode até matar os animais. Deveria ser processada. Animal doente é portador de doenças para os humanos, logo não tem sustentabilidade, pois a saúde também faz parte do processo.
Se num galpão de reciclagem de materiais separados e recolhidos na cidade houver trabalho infantil, não tem sustentabiliade alguma. Se as pessoas trabalharem ali em condições degradantes, sem os devidos equipamentos de segurança, temos tudo menos sustentabilidade, apesar de ali estar sendo preservado material que se fosse para um lixão seria mil vezes pior.
Mas mesmo com toda esta discurseira de sustentabilidade, vimos que a nossa Secretaria Estadual de Meio Ambiente demorou bem mais que qualquer outra para ter pretendentes ao cargo. Na verdade, só apareceu o debate depois de uma nota crítica num jornal da cidade.
Em nivel federal, já se fala em vários ministros, mas nada sobre  o Ministério do Meio Ambiente, muito menos pretendentes ou disputas pelo Ibama.
No Brasil, existe uma vasta e vanguardeira legislação sobre questões ambientais. De passada pelo estande do Senado Federal na Feira do Livro, pude comprar 9 livros sobre a temática, para que meu gabinete, eu e meus assessores possamos melhor encaminhar estes temas da tal sustentabilidade.
Na verdade, este meu artigo minúsculo é mais um chamado e uma provocação do que defesa da tese esboçada no início dele.

Fonte: http://ambienteja.info

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...