2 de novembro de 2010

Governo do DF quer preservar mananciais

O crescimento populacional desordenado tem causado danos irreversíveis ao meio ambiente do Distrito Federal. Com o desmatamento de Áreas de Preservação Permanente (APP), importantes mananciais do DF correm o risco de extinção. Nascentes e espécies da fauna e flora do Cerrado estão dando o lugar a construções de residências na capital. Para que ações como essas sejam evitadas, o Grupo de Trabalho (GT), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), desenvolveu o Projeto de Educação Ambiental (PEA). Inicialmente, o piloto será realizado com a população de Vicente Pires e o Setor Habitacional Ribeirão, em Santa Maria, mas existe a previsão de que a ação seja estendida a todo o DF.


Segundo avaliações do órgão, os condomínios em Vicente Pires e em Santa Maria foram construídos sem um plano de ordenamento. “Como eles já estão consolidados, o que deve ser feito, é conscientizar a população sobre os problemas ambientais acarretados por este empreendimento. Além de conscientizar a população, existe o objetivo de minimizar o impacto ambiental e cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e normas ambientais”, explicou a assessora técnica da Subsecretaria de Meio Ambiente, Elenice Costa. “Queremos unir informação e conscientização”, completou.

Moradora há três anos de Vicente Pires, a dona de casa Carmem Janete Lourenço, 63, acredita que, com o trabalho realizado pelo GDF, o brasiliense poderá ser um exemplo para moradores de outras cidades do País. “É uma forma de ensinar a população a respeitar o meio ambiente. Dependemos dele para sobreviver. Vejo locais em Vicente Pires com mananciais ocupados pela população. É hora dos moradores do DF dar o exemplo ao Brasil”.

Fonte: http://coletivo.maiscomunidade.com/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...