25 de setembro de 2010

Mais um incêndio criminoso destrói área verde em Teresópolis

Aos poucos, o verde de Teresópolis está morrendo. Na tarde desta quinta-feira, outro incêndio criminoso destruiu mais uma grande área verde no município, dessa vez entre os bairros do Vale Paraíso, Fonte Santa e Recanto dos Artistas. Os homens do 16º GBM tiveram muito trabalho para evitar que as chamas criminosas atingissem residências nos três bairros, vizinhos ao que já foi uma grande área verde, que atualmente estava vegetação baixa justamente por ter sido vítima de incêndios em anos anteriores e desmatamento.

O trabalho do Corpo de Bombeiros teve início à tarde e seguiu pela noite, o que dificultou ainda mais o controle do incêndio criminoso. Aparentemente, o fogo teve início nas proximidades das covas rasas do Cemitério Municipal Carlinda Berlim, o Caingá. O fogo atravessou a parte alta do morro e chegou próximo a imóveis do outro lado, na Fonte Santa. Quando anoiteceu, as chamas estavam perto de casas no Recanto dos Artistas. Na parte mais alta desse morro funcionam torres de repetidoras de rádio.

No último mês, foram registrados vários casos de incêndios criminosos em Teresópolis, boa parte em unidades de preservação ambiental. Em agosto, foram destruídos 50 hectares no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e 100 no Parque dos Três Picos, nas Torres de Bonsucesso e Vale dos Frades. No último, além de equipes do Instituto Estadual do Ambiente e Corpo de Bombeiros, helicópteros de ambos os órgãos tiveram que ser acionados para fazer lançamentos de água, visto os locais de difícil acesso onde as chamas chegaram. O Diretor de Áreas Protegidas e Biodiversidade do INEA, André Ilha, esteve em Teresópolis e vistoriou a área queimada – informando que as causas serão investigadas. “Vamos identificar quem causou esse incêndio e autua-lo”, frisou André.

Além de fiscalizar, o INEA mantém trabalho de conscientização ambiental nas áreas do entorno das unidades de conservação tentando evitar que queimadas em pasto destruam áreas preservadas. “Nós fazemos esse trabalho de notificação preventiva dos proprietários rurais no entorno dos nossos parques, mas o Três Picos é imenso e o nosso quadro de funcionários ainda está longe do ideal”, completou Ilha.

Experiente no combate ao fogo, o Comandante do 16º Grupamento de Bombeiros Militares, Coronel Roberto Silva lembra que, em praticamente todos os casos, os incêndios são causados pelo homem. “Nossa experiência mostra que as causas naturais podem ser banidas como sendo as responsáveis pelos incêndios. Tudo é ação humana. Alguém com interesse de fazer pastagem, fazer plantação, coisas desse tipo. Pedimos que a população não faça isso, porque qualquer pequeno incêndio pode ficar incontrolável e causar problemas como esse. Em todos os pontos de incêndio que estamos identificando, passamos para a Secretaria do Meio Ambiente para que ela faça uma atuação para que não fique simplesmente na degradação ambiental”, atentou o Comandante do Corpo de Bombeiros de Teresópolis.

Fonte: http://odiariodeteresopolis.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...