27 de agosto de 2010

Inpe registra 12 mil focos de incêndio em uma semana

O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registrou 12 mil focos de incêndio em uma semana no Brasil. O estado do Mato Grosso teve cerca de 6.500 ocorrências e aparece em primeiro lugar no levantamento.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Estado, major Márcio Paulo, houve um aumento de mais de 200% em relação aos focos registrados no ano passado. Entre os motivos para o número estão o clima seco e a maior concentração de madeira nas propriedades.

Para o coronel Mário Wanzeler, comandante da Defesa Civil no Pará, queimadas são inevitáveis, já que o fazendeiro precisa preparar a terra e o mecanismo mais rápido que ele tem é “tocar fogo”. De acordo com Wanzeler, é preciso apenas impedir que as chamas cheguem a áreas de preservação.

É justamente isso que ocorre no Tocantins, onde os parques estaduais de Cantão e Jalapão, e o nacional do Araguaia, são os mais atingidos por incêndios, segundo o coronel Emílio Lemes.

Por outro lado, os comandantes da Defesa Civil de Rondônia e Acre, Ronaldo Nunes e João de Oliveira Silva, consideram a situação em seus Estados sob controle.

Segundo a ONG Instituto Chico Mendes, queimadas são comuns no inverno, mas clima seco neste ano ajuda o fogo a se espalha e destruir mais. Para o coordenador de proteção ambiental do instituto, Paulo Carneiro, a maior parte das queimadas é provocada por ações criminosas do homem.

Fonte: http://www.band.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...