27 de agosto de 2010

Aumento de incêndios na Amazônia vira sensação no Twitter

O número de fogos que queimam no Brasil mais que dobrou desde o ano passado, provocando uma sensação de Twitter, com mais de 120 mil usuários "tweeting" mensagens com a hashtag '#chegadequeimadas' sobre os incêndios em uma janela de 48 horas.
O fenômeno surgiu após a análise dos dados de satélite pelo Instituto Nacional do Brasil de Pesquisas Espaciais (INPE), revelou o número de "pontos quentes" entre 01 de janeiro e 16 de agosto chegou a 30.825 em 2010, contra 15.228 no mesmo período do ano passado.
Alberto Setzer, coordenador do monitoramento do INPE fogo programa, culpou as condições mais secas e quentes, bem como fatores sócio-políticos, como os preços das commodities e as próximas eleições nacionais. Com medo de alienar principais apoiantes no sector agrícola, disse Setzer Terra Brasil que os políticos que estão fora da lei ambiental no âmbito depois das eleições. A incerteza sobre a legislação ambiental brasileira - incluindo um possível enfraquecimento do país, um rigoroso Código Florestal - pode também ter um impacto.
Incêndios na Amazônia brasileira são geralmente fixados pelos desenvolvedores de abertura florestas exploradas, esfrega desmatadas, e pastagem para pastagem e agricultura. Sob condições de seca os incêndios, muitas vezes "escape" em áreas de floresta adjacentes, formando uma nuvem muito mais do Brasil e em alguns anos que os transportes e a qualidade do ar. Incêndios queimam normalmente até setembro ou outubro, quando recomeça o período chuvoso. Este ano os incêndios estão concentrados principalmente no seco, mas mais populosa, do norte e do leste do país.
Apesar do aumento na queima, o desmatamento na Amazônia brasileira deve ser praticamente o mesmo do ano passado - cerca de 7.000 quilômetros quadrados - quando os valores são liberados ainda este ano. Se a previsão estiver correta, ela continuará a tendência de desmatamento sensivelmente mais baixos níveis de visto a partir da década de 1980 até cerca de cinco anos atrás.
No entanto ambientalistas temem que um conjunto de projetos infra-estrutura proposta pode acelerar o desmatamento, no futuro, apesar de uma promessa do governo brasileiro para reduzir significativamente o desmatamento até 2018.
O Brasil possui a maior parte da floresta tropical remanescente do mundo tropical, mas partes importantes do país são cobertos com pastagens do cerrado, que é mais suscetível ao fogo da floresta.

Fonte: http://www.rondoniaovivo.com Imagem: Desmatamento Brasil

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...