4 de dezembro de 2009

Principais temas da cúpula sobre o clima de Copenhague

Alcançar um novo acordo sobre a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa para depois de 2012 é o objetivo da cúpula do clima de Copenhague (7-18 de dezembro), na qual também serão discutidos meios de financiamento deste corte e o desmatamento, entre outros temas.

As principais questões sobre a mesa de negociação serão:

- REDUÇÃO DE EMISSÔES: o principal é conseguir compromissos de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa até 2020, um passo importante no objetivo fixado para 2050 de reduzir em 50% a emissão anual de dióxido de carbono (CO2).

Reduzir estas emissões implica um custo econômico em termos de eficiência energética e de mudança para tecnologias menos poluentes, necessidade que a atual crise econômica tornou ainda mais polêmica.

Os países industrializados são responsáveis pela atual situação, mas também deve ser levado em conta o futuro papel das economias emergentes, como Brasil, China e Índia, que hoje são fonte de metade das emissões de CO2.

- FINANCIAMENTO: a meta é angariar fundos para ajudar os países desenvolvidos a aplicarem um modelo econômico com menos emissões de CO2, além de medidas de adaptação às inevitáveis consequências das mudanças climáticas.

Os países pobres querem que os industrializados prometam 1% de seus Produtos Internos Brutos (PIB) por ano. A União Europeia (UE) considera que serão necessários 150 bilhões de dólares anuais até 2020.

Em Copenhague, os países participantes tentarão encontrar uma solução provisória, com um princípio de financiamento de bilhões de dólares no início de 2010.

Outro tema espinhoso é definir quais instituições serão encarregadas da gestão destes recursos. Os países pobres já expressaram suas críticas contra o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.

- STATUS LEGAL: apesar dos dois anos de reuniões, ainda não se chegou a nenhuma conclusão sobre o problema do status legal do futuro acordo.

Os países em desenvolvimento querem que o Protocolo de Kyoto de 1997 seja estendido além de seu vencimento, em 2012. Entretanto, os Estados Unidos abandonaram este Protocolo porque ele só é juridicamente vinculante para os países desenvolvidos, deixando de fora os emergentes e em desenvolvimento.

Diante deste quadro, são duas as possibilidades: ampliar Kyoto, estabelecendo relações com os Estados Unidos, ou abandonar o Protocolo e adotar um novo acordo que inclua os Estados Unidos.

- DESMATAMENTO: os países com vastas florestas tropicais pressionam por um acordo que os ajude financeiramente a preservar estes "pulmões" do planeta contra as emissões de CO2.

No entanto, este projeto enfrenta problemas técnicos como, por exemplo, maneiras eficazes de medir a preservação e prevenir a corrupção e o desvio de dinheiro, garantindo que estes recursos sejam de fato empregados para ajudar os países em desenvolvimento.

Fonte: Último Segundo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...