15 de dezembro de 2010

MT terá ao menos 110 ações do Ibama a partir de 2011

São cerca de 8,5% do total de 1.300 operações previstas para todo o país no ano que vem, segundo o Plano Nacional de Proteção Ambiental (PNAPA). Em Mato Grosso, as operações terão foco na região amazônica.
As ações, todas já com data e local definidos, têm o objetivo de coibir queimadas, biopirataria, desmatamento ilegal, pesca predatória, tráfico de animais e degradação provocada por plantio de transgênicos.
O PNAPA também abrangerá a intensificação do monitoramento ambiental em 2011. O Ibama anunciou a medida como fundamental para seguir a tendência de redução nas taxas de desmatamento na Amazônia Legal.
A região amazônica, aliás, ganha destaque em Mato Grosso. De acordo com o chefe de Fiscalização da Superintendência Regional do Ibama, Luciano Cotta, em Mato Grosso a maioria das operações será subsidiada pelos recursos do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAM), uma estratégia interministerial promovida pelo governo federal.
As operações, diz Cotta, acontecerão paralelamente às ações rotineiras de fiscalização por todo o Estado. A diferença é que as operações passam por planejamento, envolvem o setor de inteligência e também parcerias (como Corpo de Bombeiros e Polícia Federal).
Em todo o país, o Ibama diz que pretende continuar “com a política de dissuasão e de descapitalização de infratores” por meio de apreensão de produtos de crimes ambientais, como carvão, boi, soja, caminhão, madeira, barco, etc. O total de operações do tipo em todo o território nacional aumentou na comparação entre o PNAPA 2011 e o de 2010. Este ano, foram deflagradas no país 800 operações, 500 a menos do que está previsto para o ano que vem.
DADOS - As operações pela preservação da Floresta Amazônica em Mato Grosso devem encontrar terreno menos desfavorável em 2011. Isso porque o Estado conseguiu reduzir o índice de desmatamento em 88,45% nos últimos seis anos, segundo divulgou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no início do mês. De acordo com o Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), a comparação impressiona: enquanto foram desmatados 7.145 Km2 em 2005, no ano passado foi registrada a devastação de 828 Km2.
 

 
Fonte: http://www.expressomt.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...