15 de dezembro de 2010

Novo Atlas traça futuro do meio ambiente na AL

Um novo Atlas produzido pelo Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas, Pnuma, destaca as principais mudanças climáticas e geográficas que estão ocorrendo na América Latina e Caribe. O mapa funciona como uma importante ferramenta para futuras medidas e políticas públicas, necessárias para um desenvolvimento mais sustentável na região. As imagens mostram a riqueza e diversidade do meio ambiente, ecossistemas, espécies e paisagens. Mas o Atlas também revela a pressão resultante dos modelos de desenvolvimento atuais.
Apesar do crescimento econômico, o estudo mostra que esses modelos provocaram um impacto significativo na sociedade e no meio ambiente. As mais de 200 imagens de satélite, mapas e gráficos revelam claramente os efeitos da rápida urbanização atual, como no caso de San José, na Costa Rica. Os impactos das mudanças climáticas podem ser percebidos nas geleiras chilenas e argentinas da Patagônia. Já a devastação é evidente em países como Brasil, Bolívia, México, Guatemala e Haiti.
Os efeitos das atividades de mineração são ilustrados em imagens de La Guajira, na Colômbia e Cerro de Pasco, no Peru. Imagens de alta resolução também mostram os estragos causados por desastres naturais, como o terremoto ocorrido no Haiti, em janeiro de 2010. O novo Atlas revela que o meio ambiente na América Latina e Caribe está se deteriorando. Além do desmatamento e urbanização descontrolada, a região também está perdendo a biodiversidade.
Para checar as imagens acesse: http://www.cathalac.org/lac_atlas/

Fonte: http://www.ecoagencia.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...