O governo brasileiro estima que as emissões de carbono caíram 19% entre 2005 e 2009 - resultado principalmente da queda do ritmo de desmatamento na Amazônia, o maior vilão das emissões do País. Além disso, no ano passado foi registrado o menor nível de emissões desses gases desde 1995.
As informações foram divulgadas no mês passado, durante a apresentação do novo inventário nacional de emissões de gases-estufa - o segundo realizado no Brasil. São Paulo ainda não possui inventário - os relatórios de diversos setores que atualmente estão em consulta pública vão compor o primeiro documento, a ser apresentado no dia 25 de novembro.
Mas o governo estadual, apesar de ainda não ter um inventário oficial, estima que o total emitido em 2005 tenha sido de 100 milhões de toneladas de gás carbônico. Em vez de desmatamento, a energia entra como fator principal de emissões.
Se a estimativa estiver correta, para cumprir a meta será necessário cortar 20 milhões de toneladas até 2020, tendo como base a emissão de 2005. O esforço equivale, por exemplo, a cortar quase metade do que a indústria paulista emitiu de CO2 em 2006, quando o total chegou a 38 milhões de toneladas.
Um dos relatórios mais aguardados é o de transporte rodoviário - o setor tem grande responsabilidade pelas emissões de São Paulo. O governo estadual diz que 'está em elaboração o Plano de Transporte Sustentável, que definirá as ações a serem implementadas em todo o Estado para alcançar as metas de 2020'.

Fonte: MSN