23 de novembro de 2010

Pescadores de Suape vão às ruas contra o desmatamento

Impedir o desmatamento de 691 hectares de vegetação nativa (508 hectares de mangue, 17 de mata atlântica e 166 de restinga) no Porto de Suape e criar uma unidade de conservação de desenvolvimento sustentável no Litoral Sul são as reivindicações de pescadores que realizaram, ontem, protesto na frente do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo Estadual, na área central do Recife.

Empunhando varas de pesca com caveiras presas ao anzol, o grupo deixou o Parque Treze de Maio, pela manhã, em caminhada até a sede do governo Estadual. “Suape pode crescer com o mangue de pé. É só o governo querer aliar conservação ao desenvolvimento. Assim, os pescadores continuarão tirando o seu sustento do mangue, enquanto as indústrias geram emprego”, sugere Francisco Assis dos Santos, da Colônia Z-7, de Rio Formoso. O desmatamento, autorizado pela Assembleia Legislativa a pedido do governador do Estado, depende apenas da anuência do Ibama para começar.

Os manifestantes pediram ao governo que permita o Ministério do Meio Ambiente criar uma reserva de desenvolvimento sustentável. O processo, submetido a uma consulta pública em agosto do ano passado, está paralisado a pedido do governo estadual.

“Após a consulta, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente manifestou o desejo de criar uma unidade de conservação no Litoral Sul. Em dezembro de 2009, formamos um grupo de trabalho para dar andamento à discussão. Em junho, ficou acertado que a Sectma convocaria, até agosto, reunião com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e os interessados na reserva, mas até agora isso não ocorreu”, detalha o coordenador do setor de criação de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA), Marcelo Cavallini.

Fonte: http://jc.uol.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...