29 de novembro de 2010

IBAMA vai lançar "Operação Boi Pirata" para inibir desmatamento no Amazonas

MANAUS - O IBAMA pretende realizar a "Operação Boi Pirata" em diversas áreas críticas da Amazônia, a exemplo do que ocorreu em Novo Progresso, onde cabeças de bois foram apreendidas e doados. No Amazonas os municípios de Apuí, Manicoré, Lábrea, Autazes e Boca do Acre estão na mira da Operação.

Devido o aumento do desmatamento no estado do Amazonas, o IBAMA já está em campo notificando os autuados em Apuí e Manicoré para a retirada do gado que estão nas áreas já embargadas, sob pena de terem o rebanho apreendido e doados à programas de combate a pobreza.

De acordo com o Coordenador Geral de Fiscalização do IBAMA, em Brasília, Bruno Barbosa, “o desmatamento no estado não pode aumentar, e todas as medidas necessárias para conter o destruição da floresta será tomado. As equipes já estão em campo com o objetivo de apreender e, se necessário, destruir todos os equipamentos usados na prática ilegal do desmatamento”.

Desmatamento
O sul do Estado é uma das fronteiras do Arco do Desmatamento, onde a agricultura e pecuárias avançam sobre a floresta, deixando um rastro de destruição, sem nenhum planejamento de zoneamento agroecológico.

O combate ao desmatamento ganhou reforço na semana passada, quando o Governo do Estado do Amazonas anunciou que aplicará R$ 54 milhões nos 12 municípios que mais desmatam no estado. 



Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...