7 de outubro de 2010

Tucanos afirmam que seu programa é todo 'esverdeado'

Atento à movimentação pelo apoio do PV de Marina Silva, o comando da campanha de José Serra (PSDB) está debruçado sobre propostas em meio ambiente do programa da candidata verde.
A ideia é agrupar num único documento os principais pontos do setor, criando convergência maior entre os planos dos dois partidos.
Há uma avaliação no ninho tucano de que a campanha de Serra sai na frente, pois tem como pano de fundo a política ambiental adotada quando ele era governador de São Paulo, tida como uma das mais avançadas no país.
— O nosso programa de governo é todo esverdeado, com corte ambiental que passa para todas as áreas — explicou o coordenador da campanha presidencial de Serra, Xico Graziano.
O GLOBO teve acesso ao que está previsto no programa de governo do PSDB para o meio ambiente. O documento está dividido em nove itens: código florestal, moratória do desmatamento, pagamento por serviços ambientais, comitês de bacias hidrográficas, Rio São Francisco, ecoturismo, economia verde, zona costeira e diesel limpo.
Entre as primeiras ações, o plano tucano prevê incluir a área de preservação permanente no cômputo da reserva legal para agricultores familiares, "desde que se firme compromisso de recuperação ambiental com prazo máximo de dez anos".
Também está presente a articulação com setores produtivos rurais de um prazo de cinco anos para suspensão das licenças de desmatamento, assim como a regulamentação do artigo 23 da Constituição, que determina competência dos entes federativos para licenciamento ambiental.
Usando como exemplo iniciativas adotadas por Serra no governo paulista, o programa coloca em pauta a implantação de economia verde, com empresas se adaptando a projetos de sustentabilidade.
Ambientalistas ligados ao PSDB destacam o projeto de uma montadora em Piracicaba que teve de se adaptar a protocolos, como proteção do lençol freático, replantio e encaminhamento de dejetos.
— O programa prevê que as empresas se antecipem às questões ambientais, antes de implantadas — disse Graziano.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...