13 de outubro de 2010

Sistema de microchips para combater desmatamento amazônico

Sistema de microchips para combater desmatamento amazônico, essa é uma ideia do engenheiro florestal Paulo Borges no marco da organização Ação Verde, quem está desenvolvendo o sistema e dando ao governo mais uma arma para lutar contra um dos principais problemas do nosso país.
Por meio dos chips é possível obter informação sobre a localização e tamanho exato das árvores, assim como quem as cortou. Neste mecanismo um chip é implantado na base da planta e os dados são enviados diretamente para um dispositivo portátil.

“A gente fala muito sobre a madeira que provem de  práticas florestais sustentáveis, este sistema pode provar se de fato o produto que você está comprando tem esse origem” diz Borges.
Estes microchips conteriam informações chave que indique ao comprador aonde a árvore foi serrada, que empresa realizou o processo e vendeu a madeira, qual era o tamanho do exemplar, entre muitas outras informações.
Pois é, muitas vezes vemos que as tecnologias desenvolvidas para facilitar nosso estilo atual de vida não se condissem com uma atitude civil e ecológica consciente, o projeto com os chips prova que é possível o contrário.
Só na última década 2.6 milhões de hectares da Floresta Amazônica foram desmatados.

Fonte: http://www.lazertecnologia.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...