12 de outubro de 2010

Desmatamento ilegal na mata atlântica resulta em mais de R$ 1,6 milhão em multas

O Ibama realizou entre os dias 09 e 29 de setembro a operação Santa Cruz, que teve como foco a fiscalização de desmatamentos e exploração comercial de madeira extraída ilegalmente no Bioma Mata Atlântica. A operação abrangeu toda a região do extremo sul da Bahia, desde o município de Mucuri até Ubaitaba. Foram aplicados mais de R$ 1,6 milhão em multas, lavrados 70 autos de infração e entregues 40 notificações.

A operação contou com apoio da Delegacia de Proteção Ambiental de Ilhéus, Companhia Independente de Policiamento e Proteção Ambiental da PM/BA e Ministério Público no Estado da Bahia – Núcleo Mata Atlântica. Foram flagrados oito estabelecimentos comercias com madeira nativa da mata atlântica em depósito ilegal e quatro veículos transportando carvão e madeira ilegalmente. No total houve mais de 150 m³ de madeira e 105 m³ de carvão ilegais apreendidos.

Dentre as ações realizadas pela equipe, destaca-se a fiscalização na região conhecida como Canta Galo, município de Belmonte, onde foi flagrado grande número de ilícitos ambientais provocados, principalmente, por ocupantes irregulares de terras devolutas assistidos pela FETAG-BA – Federação dos Trabalhadores na Agricultura. Os moradores exploravam ilegalmente os remanescentes de mata atlântica, com produção de carvão, exploração comercial de madeira e caça, provocando desmatamento. Somente nessa localidade, foram embargados 51 hectares de área desmatada, demolidos 65 fornos de carvão, apreendidos quatro de animais silvestres abatidos e 16 armas de fogo.

Durante a ação em Belmonte foi constatado desmatamento em remanescentes de Mata Atlântica e em Área de Preservação Permanente, além do desvio e barramento de córregos, para implantação da estrada de ligação Belmonte a Canavieiras. A obra estava sendo executada sem a devida licença ambiental e sem adoção de práticas e medidas mitigadoras dos danos ambientais causados. As atividades foram paralisadas até a regularização ambiental junto ao órgão competente.


Fonte: http://www.ecoagencia.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...