5 de junho de 2009

Sipam aponta redução no ritmo do desmatamento em reservas no Acre

Sipam aponta redução no ritmo do desmatamento em reservas no Acre







A velocidade do desmatamento em reservas indígenas e unidades de conservação ambiental estaduais e federais no Acre caiu 67,84% da temporada 2006-2007 para a 2007-2008, aponta monitoramento realizado pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Segundo o levantamento, as terras indígenas, que tiveram redução de 88,43% foram as que tiveram maior desaceleração. Ao todo, no último ano, foi registrada a destruição de 47,83 km² de florestas nos três tipos de reserva. Entre as unidades de conservação estaduais, a mais devastada no último ano foi a Floresta Antimary, que perdeu 7,28 km². A unidade federal mais destruída no
mesmo período foi a Reserva Extrativista Chico Mendes (11,8 km²). Já a terra indígena mais desmatada no estado entre 2006-2007 e 2007-2008 foi a Kaxiwaná do Rio Jordão (1,07 km²). No total histórico acumulado, as reservas acreanas, segundo o Sipam, já perderam 1594,1 km² (pouco mais que a área do município de São Paulo).
Gado
A Reserva Extrativista Chico Mendes, unidade mais desmatada entre todas as categorias no levantamento do Sipam, sofre com a criação de gado. No final do ano passado, uma fiscalização do Ibama tentou coibir a derrubada da mata para criação de gado na reserva.
Na época, o sindicato dos seringueiros que ali vivem argumentou que a criação de bois era necessária para complementar a renda, já que os preços dos produtos extrativistas - no caso, castanha e borracha – seriam muito baixos para a subsistência dos moradores.

Globo Amazônia










Ass: Desmatamento Brasil (desmatamentobr.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...