22 de abril de 2011

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Terra

Assinala-se hoje, 22 de Abril, o Dia Mundial Terra, criado em 1970 pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson e adotado mundialmente, em 1990, com o objetivo de conscientizar a população sobre os problemas ambientais que assolam o Planeta.

A poluição, desmatamento das florestas, desperdício de água potável e o crescimento populacional são só alguns dos problemas que deixam o ecossistema da Terra cada vez mais em apuros.

Sabe-se que a Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias para o “nascimento” do planeta. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural.

A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo.

A atmosfera terrestre vai até cerca de 1.000 km de altura, sendo composta basicamente de nitrogênio, oxigênio, armênio e outros gases.

O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes (vulcanismo), abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés, acção do homem) que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem.

O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal/China com aproximadamente 8.848 metros acima do nível do mar. A Terra já passou por pelo menos três grandes períodos glaciais e outros pequenos.

Fonte: http://www.portalangop.co.ao (adaptado pelo desmatamentobr.com para pt-br)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...