12 de março de 2011

Revista Época lança prêmio para apontar a empresa mais verde do Brasil

O Prêmio Época Empresa Verde é uma evolução do Prêmio Época de Mudanças Climáticas. Nos últimos três anos, Época destacou as empresas com as melhores práticas em relação às mudanças climáticas. Agora, em 2011, o prêmio foi remodelado e ganhou maior abrangência.
A versão anterior do prêmio, lançada em 2008 avaliava as políticas das empresas para controlar as emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global. As empresas que ganharam os principais prêmios foram a Votorantim, a Natura, a CNEC Engenharia, a Andrade Gutierrez, a ArcelorMittal, a Suzano Papel e Celulose e a Vale.
Neste ano, ampliamos a premiação.
Continuaremos a escolher as empresas com melhor política climática. Isto porque entendemos que o aquecimento global representa um dos maiores desafios para a humanidade. Nas últimas décadas, a emissão de um conjunto de gases (como carbônico e metano) derivados da queima de combustíveis fósseis e do desmatamento vem transformando a atmosfera da Terra. Esses gases vêm aumentando a capacidade da atmosfera de reter o calor do Sol. Com isso, o planeta está esquentando. Segundo os cientistas, essas mudanças já vão provocar alterações nos padrões conhecidos de chuvas e secas, além de elevar o nível dos mares. Teremos que nos adaptar a essas transformações. E também precisaremos controlar as emissões poluentes, para que as mudanças climáticas não sejam tão drásticas a ponto de ameaçar a segurança de nossa civilização.
Para reduzir as emissões, teremos que alterar a forma de oferecer serviços, gerar energia e produzir os bens que consumimos. Isso representa um desafio e uma oportunidade para as empresas. Para apontar as melhores, continuaremos a oferecer o Prêmio Época de Mudanças Climáticas.
Ao mesmo tempo, o mundo também enfrenta outros desafios ambientais. A expansão humana na Terra está consumindo os recursos naturais de forma insustentável. Estamos gerando lixo tóxico, lotando os depósitos de rejeitos e contaminando rios e oceanos. Continuamos destruindo habitats naturais e gerando uma das maiores ondas de extinção de espécies da história da Terra. Consumimos água doce em um volume que ameaça a capacidade de reposição dos sistemas naturais. Esses desafios também representam oportunidades de as empresas se diferenciarem, criando serviços, produtos e processos industriais menos agressivos, e até benéficos para o meio ambiente. Para destacar as melhores práticas, vamos conceder o Prêmio Época Empresa Verde.
Tanto o Prêmio Época de Mudanças Climáticas quanto o Prêmio Época Empresa Verde têm duas categorias: uma para indústrias, outro para empresas e organizações da área de serviços. Como a natureza destas áreas e a proporção dos impactos que oferecem são bem diferentes, elas não concorrem entre si. Em nosso prêmio, avaliamos as ações realizadas no exercício de 2010.
Além das quatro grandes vencedoras, o Prêmio Época Empresa Verde, como já ocorria nos outros anos, destacará ainda as 10 empresas líderes em políticas ambientais. São as instituições que têm práticas exemplares em relação ao meio ambiente.
São convidadas a participar as 100 maiores empresas do país, junto aos 25 maiores bancos. Além destas, qualquer instituição com operações no Brasil pode também concorrer. As inscrições devem ser feitas junto à organização do prêmio.
O Prêmio Época Empresa Verde é elaborado em parceria à consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), e a avaliação é feita a partir de um extenso e detalhado questionário, baseado em padrões internacionais, que as participantes são convidadas a preencher. Também é responsável pela escolha dos melhores projetos uma banca composta por cinco especialistas em meio ambiente.
O questionário estará disponível, em formato online, para aquelas que fizerem sua inscrição, a partir de 15 de março, e terá prazo de um mês para ser preenchido. O evento da premiação e a divulgação dos vencedores ocorrerá em 30 de maio, acompanhados de uma edição especial de ÉPOCA sobre meio ambiente e as empresas vencedoras.

Fonte: http://revistaepoca.globo.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...