16 de fevereiro de 2011

BPA apreende madeira ilegal

Nesta terça-feira (15), policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental apreenderam um caminhão carregado de madeira ilegal, proveniente de uma mata próxima ao município de São Luiz do Quitunde.
Após dois dias de campana e levantamentos realizados pelo serviço de inteligência, os policiais conseguiram flagrar o momento em que o caminhão estava sendo carregado com madeira oriunda da mata atlântica, na cidade de São Luiz do Quitunde. O motorista do caminhão se evadiu do local, abandonando a carga.
A guarnição do oficial de operações da unidade, comandada pelo capitão Eugênio Freitas, deslocou-se para o local da ocorrência, providenciando a condução do veículo e da carga até o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais – IBAMA.
Ainda na cidade, após informações prestadas por moradores, os policiais foram até uma marcenaria, a fim de averiguar a denúncia sobre a existência de desmatamento ilegal. Ao chegar ao local, foram encontradas 29 toras de madeira e 55 tábuas já lavradas.
A guarnição lavrou o termo circunstanciado de ocorrência, enquadrando a contravenção penal prevista no parágrafo único do artigo 46 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais).
Segundo o parágrafo, incorre na pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa “quem vende, expõe à venda, tem em depósito, transporta ou guarda madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente”.
Fora do habitat natural
Ainda ontem, o BPA foi acionado para resgatar um animal preguiça, que estava fora de seu habitat natural. O animal apareceu em uma residência no conjunto Colina dos Eucaliptos, Tabuleiro. A moradora da residência entrou em contato com o disque denúncia da PM (3201-2000). Após recolhido, foi encaminhado ao IBAMA.

Fonte: http://www.ojornalweb.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...