25 de dezembro de 2010

Tecnologia Social vence Prêmio Ford de Conservação Ambiental

O projeto Fogões Ecoeficientes, implementado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis (IDER) em parceria com o Governo do Estado do Ceará, venceu o 15º Prêmio Ford de Conservação Ambiental na Categoria Negócios em Conservação, uma iniciativa da empresa Ford destinada a encorajar projetos de proteção à natureza e à biodiversidade, assim como aqueles ligados ao uso sustentado de recursos naturais no Brasil.

A Cerimônia de premiação foi realizada em São Paulo, no dia 7 de dezembro de 2010, quando também foram premiadas as categorias Conquista Individual, Meio Ambiente nas Escolas, Fornecedor e Distribuidor. Jorgdieter Anhalt, diretor do IDER e Joaquim Cartaxo, Secretário das Cidades do Governo do Estado do Ceará, receberam o prêmio em nome do projeto.

Nos últimos 14 anos, a Ford premiou 65 personalidades e entidades dedicadas às causas ambientais, somando cerca de 1,8 mil projetos inscritos, provenientes de todas as regiões do Brasil.

"Para o IDER, trata-se de um prêmio muito importante já que representa o reconhecimento de uma empresa que valoriza a responsabilidade social e amplia seu olhar até o campo, até a área rural que muitas vezes não é lembrada", destacou Sulamita Holanda, diretora do IDER.

O projeto Fogões Ecoeficientes substitui primitivos fogões a lenha por modelos mais eficientes, que consomem até 40% menos lenha, contribuindo assim para diminuir o desmatamento e a desertificação da caatinga. Os fogões aprimorados também eliminam a fumaça - causadora de infecções respiratórias - do ambiente doméstico, influenciando positivamente a saúde das famílias envolvidas.

Atualmente já existem em torno de 17 mil fogões eficientes distribuídos por comunidades ao longo de 65 municípios cearenses e outros nove mil estão previstos para instalação através de um novo convênio com o governo.

Durante 2010, o projeto que já beneficiou mais de 60 mil cearenses, recebeu o Premio Planeta Casa da revista Casa Cláudia e o terceiro lugar do Premio Finep de Inovação na categoria Tecnologia Social, Região Nordeste.


Fonte: http://www.agrosoft.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...