13 de dezembro de 2010

Prevenção e controle do desmatamento são discutidos no Acre

Ocorre hoje e amanhã, 13 e 14 de dezembro, a partir das 14 horas, na Biblioteca da Floresta, a Oficina de Integração dos Planos Federal e Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia. O objetivo é integrar as políticas federal e estadual de combate ao desmatamento no estado do Acre. Esta iniciativa faz parte dos esforços da Comissão Executiva do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, coordenada pela Casa Civil/PR.  "A oficina que já foi realizada em Cuiabá em novembro e hoje em Rio Branco ocorrerá em todos estados da Amazônia Legal, como resultado esperamos unir ainda mais os esforços para controlar o desmatamento ilegal e construir uma agenda de trabalho comum para os próximos anos", diz Mauro Pires, Diretor de Políticas para o Combate ao Desmatamento, do Ministério do Meio Ambiente.
Segundo estimativa do INPE, em 2009-2010, houve uma redução de 13,6% do desmatamento na Amazônia Legal, em relação ao período anterior. Medido em 6.451 km², trata-se da menor taxa já medida pelo INPE desde 1988, quando o instituto iniciou a série de levantamentos anuais do desmatamento. A margem de erro para esta media é mais ou menos  10%.
Juntamente com a redução do desmatamento na Amazônia Legal, o estado do Acre se mantém com as taxas anuais mais baixas nos últimos 4 anos, apesar do aumento em mais de 50% em relação ao período anterior, onde passou de 167 km² (2008/2009) para 273 km² (2009/210). Com essas taxas, o Estado cumpre a meta assumida em relação a redução do desmatamento de acordo com a linha de base de 1996-2005, em 10% abaixo da meta. Assim, em termos absolutos o desmatamento ocorrido no Estado do Acre é um dos menores da Amazônia Legal.

Fonte: http://www.agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...