3 de dezembro de 2010

“Nossa meta é o desmate ilegal zero”, afirma secretário

O Mato Grosso, que sempre é lembrado pelo desmate de suas florestas, está avançando cada vez mais no sentido de coibir a prática. No último ano, de acordo com cálculos da Superintendência de Monitoramento de Indicadores Ambientais (SMIA), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), houve redução de 21,07% na área desmatada.
 
O principal motivo para esse resultado, segundo o secretário Maia é o investimento em tecnologias que permitem uma melhor atuação dos fiscais. “Através de imagens via satélite podemos monitorar as áreas de dentro do escritório. Desta forma os fiscais vão a campo com mais informações e evitamos deslocamentos desnecessários, pois a fiscalização tem que atuar de maneira rápida onde os fatos acontecem”, salientou Maia.
 
Mas nem tudo são flores. Segundo o secretário 90% da área desmatada em Mato Grosso no último ano foi feita de forma ilegal. A destruição representa duas vezes a extensão territorial do estado de Mato Grosso do Sul. “Ainda há muito o que fazer, mas o que desenvolvemos está dando resultado. Nossa meta é acabar com o desmate ilegal e para isso iremos, em 2011, dar continuidade aos investimentos, especialmente em um pacote de imagens anuais via satélite, que nos permitirá trabalhar com mais eficácia”, explicou.  
 
Outra medida a ser adotada pela Sema é o incentivo para que os produtores mantenham a floresta em suas propriedades  e sejam recompensados por isso através de créditos de carbono. “Temos que mostrar ao produtor que compensa manter a floresta. Em Copenhagem o assunto foi discutido e houve diversas empresas europeias interessadas em investir no Estado. Essa é uma tendência mundial e estão sendo feitos os cálculos para que a prática seja aplicada no Estado”, adiantou Maia. Segundo ele os proprietários de terras foram bastante receptivos com a proposta.
  
Hoje a Sema conta com 798 funcionários, sendo que cerca de 300 pessoas atuam na fiscalização. Segundo o secretário ainda este ano mais 100 aprovados em concurso público devem ser chamados para ocupar vagas em diversos cargos. 

Fonte: http://www.expressomt.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...