2 de dezembro de 2010

Mata Atlântica já perdeu 75% de sua área original

O Ministério do Meio Ambiente divulgou nesta quarta-feira um estudo sobre o desmatamento da Mata Atlântica entre 2002 e 2008. Nesse período, a floresta perdeu 2.742 km² de área nativa, uma média de 457 km² anuais de derrubadas.

No total, a Mata Atlântica já perdeu 75,88% de sua área original e é o bioma mais devastado do país. No período, o Estado que mais desmatou foi Minas Gerais, com 909 km² a menos de mata nativa. Em seguida, aparecem o Paraná, com 545 km² de desmate, e a Bahia, com 462 km². Santa Catarina está na quarta posição com 329 km².

Entre os municípios que mais desmataram o bioma no período, estão cidades de regiões conhecidas pela exploração de madeira para abastecer fornos da indústria siderúrgica, principalmente em Minas Gerais e na Bahia.

A Mata Atlântica era o único bioma que ainda não tinha dados atualizados da devastação. Em 2011, o governo pretende divulgar taxas do desmatamento do cerrado, caatinga, pampa e Mata Atlântica em 2008 e 2009. Atualmente, o monitoramento anual só é feito na Amazônia.

— A partir desses dados temos condições de mudar o patamar de políticas públicas de conservação da região — disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Apesar do grande percentual devastado, o ritmo de derrubada na Mata Atlântica é menor que nas outras áreas. Por ano, na Amazônia o percentual é de 0,42% e no cerrado chega a 0,69%

Fonte:http://www.clicrbs.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...