20 de novembro de 2010

Ibama flagra 8 hectares de desmatamento em Segredo

Ao realizar sobrevoos para detectar garimpos de pedras semipreciosas operando sem licença do órgão ambiental estadual, os agentes ambientais do Ibama em Santa Maria acabaram flagrando diversas porções da Mata Atlântica gaúcha sendo desmatadas a corte raso em áreas convertidas diretamente em lavouras. O caso de crime ambiental foi registrado no Vale do Rio Pardo.
Em três propriedades vistoriadas no município de Segredo, na microrregião Centro-Serra, foram confirmados desmatamentos de aproximadamente oito hectares atingindo matas nativas primárias. Nestes locais o Ibama apreendeu um trator e 732 metros cúbicos de lenha nativa, prontos para uso em estufas de secagem de tabaco, além de aplicar multas no total de R$ 168 mil e embargar as áreas desmatadas.
O escritório regional do Ibama em Santa Maria vem desenvolvendo a operação Pedra Legal na região central do Estado, área do bioma Mata Atlântica, na Serra Geral. Foram constatadas atividades irregulares em 18 municípios, que estarão sendo vistoriados. O órgão foi acionado pelo Ministério Público Federal em Cruz Alta e as vistorias deverão continuar na região por tempo indeterminado.
“A atividade de cultivo do fumo é importante para a região e pode ser desenvolvida de forma sustentável utilizando as áreas já convertidas sem precisar avançar nos remanescentes de Mata Atlântica”, avalia o superintendente do Ibama no Estado, João Pessoa Riograndense.
AFUBRA
O engenheiro florestal da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Jorge Farias, ainda não tinha conhecimento ontem sobre os cortes de matas nativas primárias em áreas convertidas em lavouras de fumo no município de Segredo, na região Centro-Serra. Afirmou que há muito tempo não existe registro deste tipo de irregularidade, pois as empresas do setor trabalham forte para o uso correto da mata nativa. Além disso, as indústrias, a Afubra e a Emater desenvolvem campanhas para a prática sustentável nas propriedades, com o plantio de eucaliptos para uso nas estufas.
Farias explica que as campanhas também envolvem a distribuição de mudas e a Afubra e a Emater atuam diretamente no desenvolvimento do Pronaf Florestal. Durante a Expoagro deste ano, em Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo, uma equipe da Afubra prestou esclarecimentos e informações sobre a linha de crédito Pronaf Florestal aos produtores interessados em reflorestamento, bem como atuou na elaboração de projetos para encaminhamento ao banco.
O engenheiro florestal ressalta que se houver a confirmação do desmatamento no município de Segredo o caso é grave pelo fato de as áreas serem convertidas em lavouras. A região apresenta o cultivo do tabaco do tipo virgínia, mas também se caracteriza pelo grande plantio da variedade Burley, conhecida como fumo de galpão.

Fonte: http://www.gaz.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...