18 de novembro de 2010

Co-fundador e ex-líder do Greenpeace elogia o compromisso da Asia Pulp & Paper com a sustentabilidade

Greenspirit Strategies, organização global de consultoria ambiental e de sustentabilidade comandada pelo co-fundador e ex-líder do Greenpeace, lançou hoje sua avaliação da Asia Pulp & Paper (APP) depois de uma análise intensiva de duas semanas de suas operações na Indonésia. De acordo com Dr. Patrick Moore, a Greenspirit Strategies constatou que há uma abordagem surpreendentemente abrangente e inovadora da gestão florestal sustentável, que cria um equilíbrio único de prioridades sociais, ambientais e econômicas, evidenciando a verdadeira questão do desmatamento: a pobreza na floresta tropical.
Dr. Moore, presidente do conselho e cientista-chefe da Greenspirit Strategies, liderou uma equipe de três peritos na floresta tropical, com a missão de fornecer uma avaliação de primeira mão a respeito das inúmeras alegações apresentadas por organizações não-governamentais (ONGs) ambientais contra uma das maiores empresas de papel do mundo. Antes de assumir a tarefa, Dr. Moore insistiu que sua equipe tivesse acesso aberto e total a todas as instalações, concessões e registros de produtora de madeira macia da APP, bem como entrevistar qualquer funcionário, líderes comunitários e partes interessadas locais. Quando voltou, ele observou que a abordagem da APP, quanto à gestão de plantação, vai além de padrões nacionais, regionais e globais ambientais, sociais e de sustentabilidade e cria um modelo que muitas empresas de países em desenvolvimento estão tentando atingir.
“Nós lemos os relatórios da ONG com grande interesse mas, assim que chegamos, vimos coisas totalmente inesperadas que as pessoas nunca tinham lido. Encontramos hospitais e escolas que não existiriam hoje sem o investimento da APP. Conhecemos líderes comunitários que nos falaram sobre os programas de treinamento de trabalho e iniciativas para capacitar mulheres. Encontramos com peritos de conservação que nos mostraram novos programas concebidos para ajudar a aumentar a população de tigres-de-sumatra. E vimos tecnologia e ciência inovadoras e de categoria internacional que muitos jamais esperariam encontrar no fundo da floresta tropical da Indonésia”, relatou Dr. Moore.
A equipe também viu algumas coisas que não foram nenhuma surpresa, de acordo com Dr. Moore: “Testemunhamos muitos exemplos de desmatamento abundante, notavelmente desmatamento não industrial, que é um resultado claro da agricultura de subsistência. E, obviamente, vimos pobreza nas cidades e nas áreas rurais periféricas. Mais importantemente, também vimos, em primeira mão, como estas duas questões estão intrinsicamente ligadas. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (Food and Agriculture Organization of the United Nations, FAO) está certa. O alívio da pobreza é realmente onde precisamos travar a guerra contra o desmatamento”.
A equipe da Greenspirit Strategies informou que encontrou maior desmatamento em áreas onde não existe investimento particular em programas de desenvolvimento econômico e comunitário, e onde não existe gestão florestal sustentável ativa e proteção das florestas tropicais pelo setor privado. O relatório também detalha uma variedade de esforços que a APP está empreendendo para avançar com programas de gestão florestal sustentáveis.
Destaques incluem:
  • Observações em primeira mão e conversas com líderes de aldeias rurais mostram que os programas APP de alívio da pobreza – incluindo treinamentos de trabalho, construção de escolas, água limpa, aquicultura e outros – criam oportunidades econômicas e contribuem para uma melhor qualidade de vida, o que tem efeito direto na redução do desmatamento.
  • A ampla preservação da biodiversidade na região protege florestas essenciais e de alto valor de conservação, e que também são fundamentais para defender a sobrevivência de espécies selvagens nativas. Um conservacionista famoso distinguiu a APP por apoiar um trabalho essencial de preservação de tigres-de-sumatra quando o apoio financeiro de ONGs estavam indisponíveis.
  • As pesquisas da empresa resultaram em uma das árvores que apresentam o crescimento mais rápido do mundo e que produz mais fibra de madeira a uma maior velocidade. Isto reduz a quantidade de terra necessária para cultivar madeira macia para a produção de papel.
“Falamos com vários aldeãos locais, dentro e ao redor da plantação da APP. Ficou bem claro que a APP tem um impacto positivo na geração de trabalho e na ajuda a estabelecer comunidades”, disse Moore. “Eu não direi que a APP é perfeita. Existe muito mais trabalho que pode e deve ser feito, mas não tenho dúvida que, sem o investimento da empresa, e sem seus esforços de sustentabilidade, aumentariam as ações de desmatamento e colheita ilegal de madeira”.
A equipe da Greenspirit Strategies consistiu de Moore, o presidente e diretor executivo Tom Tevlin e o vice-presidente sênior Trevor Figueiredo. A equipe entrevistou os funcionários da APP e líderes comunitários e fez visitas aéreas e terrestres em concessões florestais de plantações onde a fibra é obtida, em fábricas da APP e áreas com parques nacionais circundantes.
A avaliação da equipe declara que a APP e seus provedores de madeira macia fundamentaram firmemente suas operações em valores ambientais, sociais e econômicos – os três pilares da sustentabilidade – com esforços significativos sendo feitos para ajudar as pessoas que vivem nas áreas rurais ao redor das operações da APP a reduzir a invasão ilegal e a destruição do habitat, com foco na gestão florestal sustentável. A equipe da Greenspirit Strategies também verificou que as operações da APP estão completamente em conformidade com regulamentos nacionais e locais onde a empresa opera.
“As organizações ambientais tendem a olhar para o mundo em desenvolvimento às cegas, ignorando a visão global”, desabafou Moore. “Empresas como a APP criam e administram programas de grande escala necessários para reduzir a pobreza e ajudar a conservar a floresta natural. É nesta questão que precisamos colocar nossos esforços coletivos, não em boicotar as empresas indonésias que, em nossa perspectiva, estão indo além para construir negócios sustentáveis, enquanto contribuem para a solução do desafio de desmatamento da Indonésia”.
Moore discutirá as descobertas da visita de inspeção durante um webinar Viewpoint do Washington Post, dia 30 de novembro, às 11 da manhã, horário da costa leste, em http://discuss.washingtonpost.com/wp-srv/zforum/05/APP.htm.
Para ler o relatório completo da Greenspirit Strategies, acesse: http://www.scribd.com/asiapulppaper.
Para assistir ao vídeo de Moore discutindo estas questões e seu relatório, acesse: http://www.youtube.com/asiapulpandpaper.
Sobre a Greenspirit Strategies Ltd.
Liderada pelo co-fundador e ex-líder do Greenpeace, Dr. Patrick Moore, os membros da equipe da Greenspirit Strategies Ltd. (GSL) contam com 75 anos de experiência como consultores dos mais diversos setores e governos sobre questões de sustentabilidade relacionadas à energia, florestas, aquicultura, biotecnologia, farmacêutica e polímeros no Canadá, Estados Unidos, América do Sul, Ásia, Austrália, África e Europa. Os membros da equipe possuem um profundo conhecimento coletivo da ciência ambiental e ativismo e podem, assim, oferecer consultoria abrangente para as principais agências globais setoriais, governamentais, acadêmicas e ambientais/sociais que desejam expandir suas credenciais ambientais não apenas através das palavras, mas das ações.

Fonte: http://www.businesswire.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...