29 de maio de 2009

Amazônia perdeu o equivalente a três parques da Tijuca em abril, diz Imazon

Amazônia perdeu o equivalente a três parques da Tijuca em abril, diz Imazon









Um relatório lançado nesta sexta-feira (29) pela ONG Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) indica que a Amazônia perdeu 121 quilômetros quadrados de floresta em abril. A área equivale a cerca de três vezes a área do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. Em comparação com o mesmo mês de 2008, houve queda de 22% na devastação.
O instituto ressalta que, devido à cobertura de nuvens, não foi possível enxergar cerca de 65% da Amazônia nas imagens de satélite utilizadas. A medição do Imazon é feita paralelamente à do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ligado ao governo federal. Na avaliação da ONG, são considerados apenas os locais onde a floresta foi totalmente destruída. O cálculo das áreas parcialmente degradadas é feito de forma separada. O instituto também divulgou a medição referente ao mês de março, que apontou 57 quilômetros quadrados de florestas derrubadas, o equivalente a cerca de três vezes a Ilha de Fernando de Noronha. Em comparação com março de 2008, houve queda de 50%.
Mato Grosso lidera
Em março de 2009, o desmatamento foi maior em Mato Grosso (39%) e Roraima (34%), seguido de Rondônia (13%), Acre (7%), Amazonas (6%) e Pará (1%). Em abril, 45% do desmatamento ocorreu em Mato Grosso, seguido do Pará com 32% e Roraima com 14% e os 9% restantes no Amazonas, Rondônia e Acre. Na medição das áreas que sofreram degradação parcial, com queimadas ou retirada de madeira, o Imazon detectou 14 km² em março e 300 km² em abril. Como o instituto começou a detectar esse tipo de devastação em setembro de 2008, não é possível comparar os números com os mesmos meses do ano anterior.



Globo Amazônia









Ass: Desmatamento Brasil (desmatamentobr.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...