22 de novembro de 2010

Acre assina memorando sobre comercialização do carbono para a Califórnia

RIO BRANCO - O memorando que possibilita a venda de crédito de carbono para a Califórnia, foi assinado entre o governador do Estado do Acre, Binho Marques e o governador da Califónia,  Arnold Schwarzenegger, nos Estados Unidos.

O momento da assinatura do memorando que vai definir as regras para a comercialização de crédito de carbono entre Acre, Califórnia (EUA) e Chiapas (México), foi formada por lideranças ambientais, cientistas, acadêmicos e jornalistas de pelo menos 20 países.

No memorando, as partes definiram cooperações como a criação de um grupo de trabalho subnacional que se reunirá mensalmente entre dezembro de 2010 e outubro de 2011 para trabalhar no desenvolvimento de recomendações sobre Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD). O produto final do grupo será a recomendação para o acordo de conexão entre a Califórnia e os Estados parceiros.

“Proteger as florestas do mundo é importante para combater as mudanças climáticas globais. Hoje a Califórnia se junta com dois dos mais extraordinários líderes na luta para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Com esse memorando de entendimento com Acre e Chiapas nós tomamos ação para proteger as florestas tropicais”, foi o que disse o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, sobre o documento que acabara de assinar.

Ele também fez questão de deixar claro que o ato abre caminho para outros Estados entrarem no mercado de carbono com a Califórnia, com início previsto para 2012.

Para o governador do Acre, o dia também foi considerado histórico porque, com a participação de comunidades agroextrativistas e indígenas, o governo criou a lei de pagamento por serviços ambientais e agora foi dado outro passo importante para proteger a floresta e dar condições melhores para quem vive e cuida dela.

“O que existe no Acre não é resultado do meu governo - aliás, de nenhum governo. Os demais Estados da Amazônia avançam ou recuam dependendo de seus governantes. O que acontece no Acre é diferente, é resultado do que aconteceu na década de setenta, quando líderes seringueiros tomaram a decisão de não aceitar o desmatamento e lutar para manter a floresta em pé. Nosso projeto não é só ambiental, ele é socioambiental, porque defende a vida de quem está dentro da floresta”, lembrou o governador depois de assinar o memorando ressaltando que tanto o Acre como Chiapas estão em situações diferentes em ações práticas relacionadas ao meio ambiente.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...