19 de outubro de 2010

Palestras inovam com temas diversificados na Semana Nacional de C&T do Amazonas

MANAUS - As palestras intituladas "Gotas de Ciência" a serem realizadas no período de 21 a 23 de outubro, na 7ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Manaus, prometem inovar com 45 temas distintos, como a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente, o manejo da lagos em terras indígenas, as mudanças climáticas, o agronegócio na Amazônia, entre outros. Todas as palestras estão programadas para acontecer no auditório do Clube do Trabalhador - SESI.

O reaproveitamento do papel, por exemplo, será tema da palestra do pesquisador Alefe Lopes Viana, engenheiro florestal da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na quinta-feira, 21 de outubro, às 14 horas.
Ainda na quinta-feira, 21 de outubro, às 16 horas, o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, (INPA)  Niro Higuchi, vai apresentar a palestra "Bases Científicas para estratégias de redução de emissões de desmatamento e degradação florestal na Amazônia Brasileira".

Seguindo a linha ambiental,  no dia 22 de outubro, às 14h, o diretor técnico-científico da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), João Tezza, abordará questões relacionadas a Mudanças Climáticas e  Economia Verde.

Sobre a Semana
Criado em 2004, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o evento ocorre em todo o Brasil com exposições, oficinas, palestras e outras ações com o intuito de despertar a consciência ambiental da população. No Amazonas, está sob a coordenação da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT) com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), além das instituições parceiras.

Esse é um ano significativo para a SNCT do Amazonas, que está com seus caminhos voltados para a qualidade de suas atividades, por meio do envolvimento das escolas públicas com reflexões a partir de vídeos da série “Ver Ciência”, da participação do Centro de Mídias da SEDUC, transmitindo palestras para os 61 municípios do Estado, entre outros.

Além disso, há a iniciativa da SECT de incentivar a participação dos
deficientes visuais e auditivos no evento, com textos em braile resumindo o conteúdo de cada estande, assim como a tradução em libras de palestras na Estação Ciência, como uma pequena mostra do que foi idealizado para o sucesso desta 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas.

A programação conta, ainda, com um concurso que tratará do tema "Sociobiodiversidade, a chave para o desenvolvimento sustentável na Amazônia" em três modalidades: redação, desenho e poesia. A premiação acontece em 23 de outubro.

Fonte: http://portalamazonia.globo.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...