18 de outubro de 2010

PMA e IBAMA realizam Educação Ambiental em Assentamentos

O Núcleo de Educação Ambiental da PMA e o IBAMA realizam amanhã, à partir das 8h00min, no assentamento Santa Mônica em Terenos trabalhos de Educação Ambiental com os alunos das escolas rurais dos assentamentos Santa Izabel, Campo Verde e o próprio Santa Mônica. O trabalho será realizado por meio das atividades de oficinas que o Núcleo de Educação Ambiental da PMA trabalha nas escolas de todo o Estado. As oficinas serão instaladas na Escola Salustiano do assentamento Santa Mônica e serão as seguintes: 
1.    Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos. 
2.    Oficina de animais e peixes taxidermizados (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres. 
3.    Sala de vídeos ecológicos (sobre, pantanal, degradação do solo, poluição atmosférica e da água, tráfico de animais silvestres...). 
4.    Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos. 
5.      Ciclo da Água, com palestras sobre o uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos. 
6.    Casa da Energia. Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, microondas etc...). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso. 
7.     Plantio de mudas nativas, com palestras sobre desmatamento, erosões, assoreamento e a importância da conservação da vegetação para a vida de todos os demais seres vivos. 
Ao final de cada oficina são distribuídos folhetos educativos, fornecidos pela EDP – Energias do Brasil, relacionados a cada Tema. 
Além dos alunos, serão ministradas palestras a todos os assentados, no sentido de minimizar os problemas ambientais que a PMA têm enfrentado nos assentamentos rurais. Além da caça e pesca ilegal, a principal ilegalidade que tem sido verificada pela PMA nos assentamentos é a extração ilegal de madeira, em especial a “aroeira, madeira de lei, que só pode ser retirada com plano de manejo aprovado pelo órgão ambiental competente. O pior é que  a madeira tem sido explorada, na maioria das vezes, dentro da reserva legal dos assentamentos. 
A PMA e IBAMA esperam, que por meio da informação, os assentados passem a valorizar mais ainda os bens ambientais de suas propriedades. Com relação aos alunos, filhos dos assentados, os órgãos ambientais esperam, que por meio da Educação Ambiental, as crianças cresçam com a cultura da conservação ambiental e da sustentabilidade e consigam se sensibilizar sobre a importância do equilíbrio ambiental em suas vidas e das próximas gerações. 
A PMA considerada extremamente proveitoso o trabalho Educacional, haja vista, toda a movimentação da população em defesa das questões ambientais. O Comando acredita que, só por meio da Educação Ambiental, com crianças e adolescentes, as infrações e crimes ambientais diminuirão e, as decisões deles, que no futuro estarão no Comando das ações no País, com certeza, serão mais planejadas do que estão sendo agora.

Fonte: http://www.portalms.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...