19 de outubro de 2010

Entrevista com a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira

BRASÍLIA - Em meio a tentativas dos governistas de conquistar para a petista Dilma Rousseff os votos dados a Marina Silva, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, reconheceu nesta segunda-feira a importância de a ex-ministra trazer a sustentabilidade para o debate, mas criticou a falta de clareza nas propostas ambientais da senadora do PV. Para ela, nenhum candidato avançou sobre como colocar em prática o discurso da economia de baixo carbono.
Ouça trecho da entrevista com a ministra
O que a senhora achou de uma ex-ministra do Meio Ambiente ter tido quase 20 milhões de votos?
IZABELLA TEIXEIRA: Achei ótimo, mas digo que ela era candidata a presidente da República, e não a ministra do Meio Ambiente. Os programas dela têm que ser avaliados sob esta perspectiva. E não acho que os 20 milhões de votos foram todos dedicados à questão verde.
Ela conseguiu colocar o tema da sustentabilidade no centro do debate?IZABELLA: Ela colocou o tema, não como fazer. Não é só ela. Todo o Brasil agora precisa entender como se fazem as coisas: quem deve ser mobilizado, quanto custa, quais as transformações e qual é o tempo para fazer as coisas.
Faltou aprofundar?IZABELLA: Todos compreendemos que precisamos de economia de baixo carbono. A questão climática coloca isso, a redução do desmatamento coloca isso. Agora: como a gente avança? Em que escala? Que medidas? Nessa discussão, ninguém avançou.
E qual é a resposta?IZABELLA: Desse como fazer é que eu, como cidadã e ministra, sinto carência. A discussão sobre sustentabilidade é importante que tenha entrado. Marina tem um tremendo mérito, com a equipe dela, de ter feito. Tem uma coisa importante, que é mudar a maneira de ver o desenvolvimento, mas temos que criar espaços políticos para discutir como se faz.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...