9 de setembro de 2010

Governadores internacionais discutem no Pará clima e floresta

Os efeitos das mudanças climáticas mundiais no dia-a-dia das pessoas serão discutidos em Santarém, oeste paraense, na 4ª Reunião da Força Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (The Governors' Climate and Forests Task Force), conhecida pela sigla GFC.

De 13 a 17 de setembro, autoridades de 14 estados e províncias dos Estados Unidos, Brasil, Indonésia, Nigéria e México irão discutir como as atividades de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD) podem funcionar na prática nos principais estados emissores de gases de efeito estufa (GEE).

O Pará, que sediará pela segunda vez uma reunião da GCF, assumiu no segundo semestre de 2010 a presidência executiva da GCF. O Estado vai trabalhar junto aos demais membros que apresentarão seus resultados durante a reunião em Santarém, distribuídos em quatro grupos de trabalho. Entre os representantes estarão o secretário de Estado de Meio Ambiente, Aníbal Picanço e a prefeita de Santarém, Maria do Carmo.

As metas são avançar nas linhas de objetivos do GCF: promover financiamentos às atividades de REDD, que serão pagas com base na avaliação de suas performances; oferecer recomendações para a concepção legal e regulamentar os regimes emergentes de cumprimento de emissão de gases de efeito estufa, para que estes venham reconhecer as atividades de REDD; implementar capacitação em cada atividade dos principais países com florestas tropicais com grandes jurisdições subnacionais; e por fim, desenvolver mecanismos que tenham por meta ligar as atividades de REDD subnacional com os esforços nacionais e internacionais.

De acordo com o Diretor de Áreas Protegidas (Diap), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Rodolfo Pereira, presidente executivo do GCF, "a lógica global em que a GCF se sustenta é a de que para abordar o tema mudança do clima, de forma bem sucedida, é preciso trazer as atividades de REDD para o cenário da política climática global, tarefa esta que requer esforços múltiplos internacionais em seus vários níveis de governo. Alguns estados e províncias florestais encontram-se numa importante posição para serem os pioneiros nesse esforço".

O que é a GCF - A Força Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas é uma colaboração subnacional entre 14 estados e províncias dos Estados Unidos, Brasil, Indonésia, Nigéria e México, que pretende integrar a Redução de Emissões de carbono por Desmatamento e Degradação florestal e outras atividades relacionadas com o carbono florestal dentro de regimes de conformidade de emissões de gases de efeito estufa.

O desmatamento na Amazônia Brasileira corresponde a cerca de 70% do total de emissões de gases de efeito estufa emitidos pelo Brasil em um ano.

Em virtude desta situação, o Pará, como parte das iniciativas de sua política estadual de combate ao desmatamento - condensadas no Plano de Prevenção, Controle e Alternativas ao Desmatamento (PPCAD), o primeiro programa estadual deste gênero oficialmente instituído no Brasil - se uniu a diversos governos subnacionais brasileiros e internacionais num amplo esforço integrado de combate ao desmatamento a partir da construção conjunta de um arcabouço técnico, político e legal que busca viabilizar ações de REDD em seus respectivos territórios.

Fonte: http://www.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...