7 de setembro de 2008

Pesquisadores apontam as áreas mais críticas de desmatamento na Amazônia

Pesquisadores apontam as áreas mais críticas de desmatamento na Amazônia





Na sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em São José dos Campos (SP), o coordenador do Programa Amazônia do Instituto, Dalton Valeriano, estuda as áreas de desmatamento detectadas pelos satélites. Em uma tela aponta para uma profusão de manchas cinzas em meio ao verde da floresta, a oeste de São Féliz do Xingu, no Pará. "Isto aqui é uma invasão organizada. Nada disso foi planejado".
A área que ele apontou, no sul do Pará, é conhecida como Terra do Meio, e está entre as mais críticas áreas de desmatamento da Amazônia. Valeriano explica que esse é um dos locais que têm prioridade no monitoramento realizado pelo Programa de Cálculo de Desflorestamento da Amazônia (Prodes) do Inpe.
"Primeiro analisamos as áreas onde sabemos que há mais desmatamento". Além da Terra do Meio, o pesquisador citas as outras áreas de maior risco: a faixa entre Marabá e São Félix do Xingu, no Pará, os entornos da BR-163, no Mato Grosso e no Pará, e os entornos da rodovia Transamazônica, também no Pará. No monitoramento da Amazônia, todo cuidado é pouco. Antes, o Inpe olhava apenas o chamado Arco do Desmatamento, faixa que se estende pela fronteira sul da Amazônia. "Foi um erro do Prodes focar-se apenas no Arco do Desmatamento. Por causa disso, ele não enxergou o desmatamento na BR-163". Agora, o programa cobre toda a Amazônia Legal.


Estradas e desmatamento

De acordo com o pesquisador José Maria Cardoso, vice presidente para a América do Sul da ONG Conservação Internacional, a grande quantidade de estradas e o denso povoamento contribuem muito para o desmatamento nessas regiões. "É onde tem gente, tem infra-estrutura e tem conflito social. Nesses locais também há muita demanda por terras. São regiões de expansão da fronteira na Amazônia", explica. Para que os problemas com desmatamento enfrentados pelo Pará não se espalhem para regiões mais preservadas, como o interior do estado do Amazonas, Cardoso diz que é preciso mais planejamento antes de se construir grandes obras. "É necessário preparar o território para que essas obras sejam feitas dentro das melhores condições socioambientais existentes", afirma.


Ass:Desmatamento Brasil (desmatamentobr.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...