15 de junho de 2011

Surf pelas florestas desperta consciência ambiental

Por onde passa, o Circuito Brasileiro de Surf Pro vem mobilizando a população para a importância da educação ambiental. Nas cinco etapas do circuito, os três níveis de governo (Federal, estadual e municipal) vêm aproveitando a oportunidade para despertar a sociedade para a importância das florestas brasileiras e a necessidade de separar corretamente o lixo doméstico.
Na etapa de Porto de Galinhas (PE), mais de duas mil mudas nativas de mangue foram plantadas por estudantes, surfistas e participantes no Pontal do Maracaípe, um manguezal que faz parte praia de Porto de Galinhas. O local escolhido para o plantio teve o aval do Ibama de Pernambuco. A cada nota 8 tirada por um surfista, eram disponibilizadas cinco mudas para o plantio. A cada nota 10, outras 50 mudas eram doadas.
Em Pernambuco, começou na quarta-feira (8) e terminou no domingo (12). O evento é oficial da Associação Brasileira de Surf Profissional. A próxima etapa será em Búzios (RJ), entre os dias 13 e 17 de julho na Praia de Geribá. Em seguida Ubatuba, Florianópolis e Rio de Janeiro.
Evento mais importante da modalidade, o Brasil Surf Pro reúne os principais surfistas profissionais do Brasil, tanto no masculino quanto no feminino. Este ano, o circuito recebeu a denominação de Surf pelas Florestas, devido ao Ano Internacional das Florestas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Em uma das ações de educação ambiental realizada no local, o Centro Escola Mangue ensinou aos estudantes a diferença entre os vários tipos de bioma existentes no mundo. Os alunos ouviram também palestras sobre a questão do desmatamento e a importância da correta separação dos resíduos sólidos. A proposta dos organizadores do evento é que depois da passagem do circuito seja deixado no local um legado para a comunidade. Nesta etapa, além da recomposição de áreas degradadas pelo desmatamento, a formação na disciplina de educação ambiental para parte dos professores da rede pública de ensino do município.
Foram também exibidas sessões de cinema, onde foram mostrados filmes do Circuito Tela Verde e do Edital de Curtas, do MMA, além de outros filmes de temática ambiental.
O circuito é patrocinado pela Petrobras, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Conta também com o apoio dos projetos Tubarões e Centro Escola Mangue.
 

Fonte: http://www.aquiacontece.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...