27 de maio de 2011

Gabinete de Crise aponta que desmatamento está sob controle em Mato Grosso

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, disse nessa quinta-feira (26.05) que o desmatamento em Mato Grosso retornou aos patamares considerados normais, após a intensificação das ações preventivas e de fiscalização realizadas no Estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Maia esteve nessa quinta-feira em Brasília onde participou da segunda reunião do Gabinete de Crise, instalado pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para coordenar as ações de controle e combate ao desmatamento ilegal na Amazônia Legal. Também em Brasília, o secretário participou da reunião do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), onde foi aprovada uma proposição que solicita ao Senado rigor na revisão do projeto de lei que reforma o Código Florestal, aprovado na última terça-feira (24.05) pela Câmara Federal.
Durante a reunião do Conama, a ministra do Meio Ambiente cobrou uma posição firme dos membros do conselho e pediu que eles ampliem as negociações para toda a sociedade.
Na proposição aprovada na 102ª Reunião Ordinária, os membros do Conselho solicitam, ainda, que a Casa considere nas discussões os compromissos assumidos pelo Brasil nos fóruns internacionais ambientais. Para a ministra, “no Senado é um novo debate". Segundo ela, há um apelo da sociedade para que os 40 anos de avanços na política ambiental brasileira não resultem em retrocesso. Durante a reunião ela lembrou que o Brasil "é o País mais importante do mundo em termos de meio ambiente".
A ministra disse também que o País vai continuar crescendo, mas não precisa abrir mão da responsabilidade ambiental. Ela classificou de "falso" o argumento de que o cuidado com o meio ambiente atrapalharia o desenvolvimento. "É necessário sairmos do desmatamento ilegal para o manejo sustentado, que gera emprego e renda", salientou.
COMBATE AO DESMATAMENTO ILEGAL - Ainda em Brasília, o secretário estadual do Meio Ambiente, ao comentar as ações de combate ao desmatamento ilegal em Mato Grosso, disse que é impossível fazer um acompanhamento on-line das áreas desmatadas.
“Os órgãos de proteção ambiental estaduais e federal se baseiam nas imagens de satélite captadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ao contrário do que imagina a opinião pública, em geral, não temos à disposição uma câmera durante 24 horas por dia, monitorando a floresta. Não existe nenhum sistema neste sentido. Contamos, sim, com ações preventivas e a manutenção de equipes da Sema e do Ibama em diversos pontos do Estado”, afirmou em uma entrevista.
Na pauta da reunião do gabinete de crise foram discutidas as ações visando a redução no desmatamento em Mato Grosso e a intensificação das ações preventivas e de monitoramento.
Maia disse que nessa reunião foi feita a análise da situação em Mato Grosso, após a divulgação dos dados do Inpe há duas semanas, apontando um aumento de 450% no desmatamento nos meses de janeiro e abril deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.
O secretário disse que após a analise é possível verificar que a situação voltou a ficar sob controle. Se já não houvesse um trabalho preventivo em relação à derrubada da mata e às queimadas, a situação seria muito mais grave. “Fizemos uma análise dos primeiros 15 dias de maio e a situação de desmatamento voltou a ficar sob controle. Se não estivéssemos adotando uma série de ações preventivas, a situação poderia ser catastrófica”, revelou o secretário. 


Fonte: http://www.odocumento.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...