16 de abril de 2011

MPF manda apurar crimes ambientais nos cerrados

O Ministério Público Federal (MPF) requereu ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) uma fiscalização rigorosa na região dos cerrados piauienses. O MPF quer apurar denúncias de desmatamento ilegal, carvoarias funcionando sem autorização, tráfico de animais silvestres, tráfico de madeira e uso indiscriminado de agrotóxicos. O Ibama tem dificuldades para realizar a operação, porque metade do orçamento do órgão foi cortado.
O superintendente do órgão no Piauí, Romildo Mafra, está pedindo apoio e recursos ao órgão em Brasília para cumprir a solicitação do MPF. A operação pedida pelo MPF deve ser realizada em conjunto com outros órgãos, inclusive a Semar (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e a polícia ambiental. O Ibama tem poder de polícia e pode fazer uma vistoria geral na região, segundo Romildo Mafra.
Estamos sem condições de arcar com as despesas. Tivemos um corte de 50% no orçamento, em relação ao ano passado. E o Ibama está dando prioridade às ações na Amazônia. Por isso, estamos ficando impossibilitados de fazer deslocamentos por falta de recursos. Até nossos fiscais estão sendo deslocados para a Amazônia. Mas vamos tentar cumprir a solicitação da Procuradoria da República, para fazer intervenções no estado, na região do cerrado e da Serra Vermelha, em ações de desmatamento ilegal, carvoarias irregulares, falta de licenciamento ambiental, dentre outros, comentou o superintendente.
Segundo Romildo Mafra, o orçamento no ano passado era de R$ 600 mil para fiscalização. Esse ano a projeção era para R$ 700 mil e ficou em menos da metade dos valores ano passado. E ainda estão deslocando o contingente de fiscais para a Amazônia. Respondemos ao procurador da República Tranvanvan Feitosa da impossibilidade da operação no momento. Estamos solicitando recursos a Brasília, exclusivamente para atender ao pedido do Ministério Público federal. A área é muito grande e precisamos de muitos agentes e pelo menos dez dias para realizar a operação que deve acontecer ainda este mês, comentou Romildo Mafra.

Fonte: http://180graus.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...